A Maçonaria é uma instituição universal milenar, formada por homens livres, sábios e virtuosos, de bons costumes e conduta ilibada, de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma sociedade humana, cujo fim é viver em perfeita igualdade, fraternidade e humanidade. Na prática das virtudes, dentro dos princípios da ordem, da razão e da justiça, para que o mundo alcance a paz universal.
A Maçonaria é mística, credenciada na sua firme doutrina simbólica e filosófica, baseada em uma união fraternal. A Maçonaria não é uma sociedade secreta, e sim discreta. Os únicos segredos que a Maçonaria conserva são as cerimônias empregadas na admissão de seus membros e os meios usados pelos maçons para se conhecerem.
A maçonaria não é uma religião, ela ensina a praticar a caridade e a tolerância, defendendo o direito de o homem escolher a religião do seu agrado/preferência. Ela reconhece os benefícios e a bondade, assim como a verdade de todas as religiões, combatendo, ao mesmo tempo, as suas inverdades e fanatismo.
A missão da Maçonaria é de fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos.
Pratica as virtudes e a caridade. Conforta os infelizes, não volta as costas à miséria, restaura a paz de espírito e a paz aos desamparados.
A Maçonaria impressiona a atenção dos homens pela ideia do segredo. Ela é progressiva e tolerante, pois exige de seus membros estas características, respeitando as opiniões políticas, crenças religiosas e ideais políticos. É a única instituição mundial que reúne em seu seio pessoas de várias religiões: cristãos, protestantes, católicos, espíritas, israelitas, budistas e maometanos.
A Maçonaria combate a ignorância, a superstição, o vício, o fanatismo, a discórdia, a dominação e os privilégios.
A maçonaria tem como objetivo principal tornar feliz a humanidade, pelo amor e aperfeiçoamento dos costumes.
Loja Maçônica “União e Fraternidade de Imperatriz nº 10”
Comentários