Passada a euforia da instalação de uma grande indústria na região com vultuoso investimento, ITZ retorna a normalidade de seu desenvolvimento, contando agora com os benefícios permanentes, gerados com o início de sua operação.
Ocorreu naquele período, de construção, uma forte demanda por imóveis, jogando para cima seus valores especialmente dos aluguéis, que agora com a desmobilização da obra e início da fase operacional, retornam à aqueles patamares verificados antes da construção, portanto, uma situação totalmente previsível .
Fala-se muito deste ajuste do mercado como uma queda vertiginosa na demanda, como se houvesse ocorrido explosão de uma bolha. Nenhuma destas afirmações condizem com a realidade do nosso mercado e tão pouco do desenvolvimento de Imperatriz. O exemplo está na 2ª edição da Feira de Imóveis de Imperatriz, com volume de investimentos da construção civil, especialmente no seguimento residencial, com demanda segura para os imóveis ofertados. Portanto, Imperatriz não padece de recessão em sua economia. Nosso desenvolvimento não acontece por acaso, por desejo ou por mágica. Os investimentos do poder público e privado que estão ou estarão em breve sendo executados em Imperatriz e região como: a instalação do 1º curso de medicina, pela UFMA, em vias de aprovação de um segundo, através de faculdade privada, um plano de ação emergencial para o atual lixão e construção de aterro sanitário, um complexo educacional do SENAC com investimento superior a 17 milhões, a duplicação da Ferrovia dos Carajás em seus 892 km. com orçamento superior a 4 bilhões de reais, a duplicação e revitalização da BR-010 no perímetro urbano na cidade, no valor de R$ 163.000.000,00( cento e sessenta e três milhões de reais), uma oficina para locomotivas no local da atual estação ferroviária, com elevado investimento, o asfaltamento da estrada do arroz, a construção do mercado do peixe e o início do agronegócio na região tudo isto somado a outras riquezas já produzidas no município, asseguram a continuidade do seu desenvolvimento. Com este cenário econômico o comprador de imóvel tem a certeza de um investimento sólido, pois uma escritura pública registrada, é o mais seguro, mais consistente e mais rentável negócio que o investidor pode fazer, pois sua propriedade não se desgasta com a ação do tempo, não sofre as oscilações da bolsa de valores, além de assegurado o direito constitucional de propriedade, especialmente a residência considerada bem de família.
É claro que em algumas cidades as oscilações ocorridas na economia nacional somados aos estoques elevados, edificados em período de euforia, tem demanda prejudicada, mas tende a ser regularizada pela redução de lançamentos de novos empreendimentos e consequente baixa dos estoques. Já nas capitais que irão sediar os jogos da copa, o efeito foi contrário, pois os preços dos imóveis elevaram-se à valores jamais vistos, e com demanda segura. Embora ocorram fatos isolados de oscilações dos mercados, em Imperatriz o mercado momentaneamente em processo de acomodação, podemos assegurar que continua consistente e com clara tendência de crescimento.
Reconhecemos o esforço abnegado do prefeito Madeira que, com parcos recursos tem procurado recuperar a complicada área urbana, reconhecimento este também à Câmara de Vereadores pela aprovação recente do importante projeto DE MOBILIDADE URBANA, que consiste na democratização do uso dos espaços urbanos, favorecendo especialmente aquelas pessoas de menor poder aquisitivo. Por tudo isto podemos afirmar que Imperatriz continua sendo a ´´bola da vez``.
Ademar Mariano é Consultor Imobiliário e Bacharel em Direito
Publicado em Cidade na Edição Nº 15013
Comentários