A fachada principal na entrada do Centro de Convenções de Imperatriz.
Os estandes das livrarias estão prontos para atender os visitantes.

Domingos Cezar

Com o tema "Vultos Literários do Sertão Maranhense" será aberto a partir das 19h00, no Centro de Convenções de Imperatriz, o 17º Salão do Livro de Imperatriz - SALIMP. Realizado anualmente pela Academia Imperatrizense de Letras - AIL, o maior evento literário do Maranhão tem como patrono Sousa Lima.
O presidente da AIL, Trajano Neto informa que o tema deste ano é um resgate e homenagens aos escritores pioneiros, "que, nas páginas de seus livros, registraram a beleza das paisagens sertanejas, as histórias de amor, de dores e alegrias, entre afagos e lutas dos obstinados desbravadores do nosso sertão".
O 17º SALIMP agrega no Centro de Convenções de Imperatriz, Arena Multicultural, Café Literário, Espaço Infantil de Leitura, Chá das Letras, Oficinas e Minicursos, Gincana Cultural, Soletrando no Salimp, Mostra de Ciência e Tecnologia, Programação Artística Musical, XI Festival de Música de Imperatriz, II Festival Curumim e Exposições de Artes Plásticas.
São 30 expositores de diversas regiões do Brasil que trazem para o 17º SALIMP milhares de títulos de autores nacionais e internacionais a preços acessíveis. Após a abertura solene, os portões do Centro de Convenções serão abertos ao público. Na Arena Multicultural show com Marcos Lucena e Zeca Tocantins e Júnior Schubert.
Neste sábado (5) os portões do Centro de Convenções se abrem às 14h00 com o projeto "Brasil de todas as nações e ritmos Kids" e encerra as 22h00 com o show musical "Milhões de Uns", com Joãozinho Ribeiro e Banda e participação especial de Lena Garcia e Zeca Tocantins. No domingo (6) abre as 14 com o Cine Salimp.
O 17º Salão do Livro de Imperatriz - SALIMP tem como principais apoiadores, o Governo do Estado do Maranhão (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Prefeitura de Imperatriz (Fundação Cultural de Imperatriz), Grupo Mateus, Porto do Itaqui, Ceuma Universidade, Educação Adventista e Júpiter Internet.
Tem como apoio operacional, o Corpo de Bombeiros, SETRAN, Polícia Militar, SAMU, Prefeitura Municipal de Imperatriz, Superintendência de Cultura da Região Tocantina/SECMA, Agência Metropolitana da Região Tocantina - AGEMSUL e Juizado da Vara da Infância e Juventude de Imperatriz.