Presidente da ACII, Hélio Rodrigues Araújo, destaca apoio dos patrocinadores e parceiros

Raimundo Primeiro

Durante a solenidade de lançamento da 17ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), ocorrida na noite de terça-feira, 25, no piso superior do Centro de Convenções (CCI), diversas autoridades, industriais e empresários destacaram a relevância do evento para a economia tocantina, trazendo para a cidade expositores dos principais centros de desenvolvimento do País.
Em seu pronunciamento, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), empresário Hélio Rodrigues Araújo, agradeceu o apoio dos patrocinadores e parceiros, lembrando que a Fecoimp 2017 estará repleta de novidades, transformando a cidade, durante a sua realização, em setembro, no Centro de Convenções, no principal centro de negócios do Maranhão.
O prefeito de Imperatriz, Francisco de Assis Andrade Ramos (PMDB), durante seu pronunciamento, salientou ser a Fecoimp de vital importância não só para a cidade, mas para os demais municípios da região, reafirmando que, com "orgulho", participava do lançamento de um dos mais importantes acontecimentos da economia maranhense, constituindo-se, sem dúvida, num dos símbolos das diversificadas potencialidades imperatrizenses.
O chefe do Executivo municipal mostrou-se um real conhecedor da dimensão da Fecoimp, ao observar tratar-se da maior feira multissetorial realizada em âmbito estadual, portanto receber os incentivos necessários a sua plena consecução.
"A feira vem contribuindo indireta e diretamente com o fomento do crescimento e do desenvolvimento de Imperatriz e da região. O dinamismo da Fecoimp e a coragem da Associação Comercial e Industrial ao realizar, a cada ano, edições diferenciadas, são fatores que destacam Imperatriz. Deixo bem claro ser a Fecoimp resultado de uma coordenação exitosa, de trabalho e ousadia. A classe empresarial imperatrizense move esta região, não só em relação à geração de empregos, mas, também, nos tornando cada vez mais fortes, como polo de desenvolvimento de uma extensa faixa territorial para a qual convergem dezenas de cidades de três estados", arrematou o prefeito Assis Ramos.
Representando o governador Flávio Dino de Castro e Costa (PCdoB), o secretário de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), José Simplício Alves de Araújo, ressaltou que, apesar do momento de recessão econômica, a economia de Imperatriz, por meio da Fecoimp, tem dado uma demonstração de resistência, consequência natural da incontestável pujança da economia tocantina.
Simplício Araújo lembrou, a propósito, que os números para o comércio são otimistas. "Temos o orgulho de ver o Maranhão crescer, recebendo o reconhecimento de autoridades de outros cantos do Brasil e, com certeza, aqui na região tocantina, a Fecoimp é uma das principais responsáveis pela consolidação do processo de promoção do surgimento de novos negócios", acrescenta o titular da Seinc.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, empresário Francisco da Silva Almeida, o Chico Brasil, a feira efetivamente conseguiu atingir os objetivos: promover o aquecimento da economia sulmaranhense durante a sua realização. "Sem dúvida, a Fecoimp, que já faz parte do calendário nacional de eventos do Governo Federal, conseguiu projetar Imperatriz como um grande centro de

negócios", destaca Francisco Almeida.
Apesar do cenário de recessão,
feira deve crescer 5%

O representante da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), engenheiro civil João Neto Franco, informou que, hoje, as classes produtoras de Imperatriz demonstram a força e a coragem da cidade líder da região tocantina, um dos mais importantes celeiros do desenvolvimento estadual.
Segundo João Neto Franco, a 17ª Fecoimp, a maior feira multissetorial do Maranhão, exibe as potencialidades das cadeias produtivas que mais crescem no Maranhão, representadas pelos setores coureiro, madeireiro, moveleiro, de carnes e laticínios, do papel e da celulose, da cana-de-açúcar e da construção civil. "Além, claro, das micro e pequenas empresas, que impulsionaram a economia desta rica região", reforça.
De acordo com o diretor da Fiema, há muito tempo presente na cidade, a entidade tem contribuído fortemente com vários programas colocados à disposição da classe empresarial. À reportagem, João Neto Franco falou, por exemplo, sobre os programas de Desenvolvimento Associativo (PDA), de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) e de Gestão da Inovação (PDI), criados com o propósito de melhorar os indicadores industriais da região, tornando, assim, o segmento industrial mais forte e competitivo.
"Atuamos por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), promovendo a qualificação dos trabalhadores, estimulando a educação profissional e tecnológica, e do Serviço Social da Indústria (Sesi), instigando a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, com foco em educação, saúde e lazer".
Ponderou que o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) articula a integração entre o setor produtivo, centros de conhecimento e de fomento à pesquisa e inovação. "Por esse conjunto de fatores, o Sistema Fiema não poderia ficar ausente desse evento, trazendo para as empresas e indústrias da região sua experiência, expertise profissional e institucional, oferecendo soluções em serviços, tecnologia e inovação, tão necessárias à qualificação e ao aperfeiçoamento do capital humano industrial e ao melhoramento das condições de trabalho e da produtividade".
Números - O diretor da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz, empresário Leonardo Leocádio, revela que a 17ª edição da Fecoimp deve registrar crescimento de 5%. Os 220 estandes colocados à disposição pelo Departamento Comercial da ACII, já estão sendo negociados.
Desde sua primeira edição, realizada no estacionamento do Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz (PCI) e fruto de um visionário e arrojado grupo empresarial, a Fecoimp vem registrando significativo crescimento. "Mais uma vez, estamos confiantes e com uma empenhada equipe de prontidão", garante Leonardo Leocárdio.
A Fecoimp acontece entre 13 16 de setembro de 2017, no Centro de Convenções de Imperatriz, sob o tema "Todos os negócios se encontram aqui".

"A Fecoimp tem sido uma vitrine para os setores da indústria e do comércio de Imperatriz e região, mostrando, ao longo da sua existência, no cenário nacional, nossas potencialidades. Estamos falando, ainda, da maior feira multissetorial do Maranhão. Em sua edição 2017, a feira, com certeza, alcançará resultados promissores".


Francisco da Silva Almeida, 
presidente da CDL Imperatriz