Raimundo Primeiro

A fundação de Imperatriz aconteceu graças ao espírito desbravador de Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, da Ordem Carmelita, em 16 de julho de 1852, após três anos de sua partida do porto de Belém, capital do vizinho Pará. 
O primeiro nome oficial, porém, foi Povoação de Santa Teresa do Tocantins. Depois, foi transformada na Vila de Imperatriz. O nome foi dado em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina.
Desde os primórdios, a cidade mostrou-se forte, crescendo e ganhando projeção. 
A construção da Rodovia Belém-Brasília, a BR-010, atraiu a atenção de empreendedores. Passou por vários ciclos, com destaque para os do ouro, na época do Garimpo de Serra Pelada (PA), do arroz e da madeira. 
Os anos se passaram. A cidade cresceu. Hoje, é um dos mais importantes centros de ensino da região Nordeste. Vários cursos de graduação surgiram, entre os quais Farmácia, Enfermagem, Direito, Administração, Engenharia, Arquitetura e Medicina.
Com o Curso de Medicina, a UFMA (Universidade Federal do Maranhão) reconheceu a importância de Imperatriz para as cidades localizadas no seu entorno, fortalecendo a sua imagem como polo regional de saúde.
Incontestavelmente, críveis são as transformações verificadas, principalmente ao longo das últimas cinco décadas, em Imperatriz. 
Os imperatrizenses, sobretudo aqueles que aqui nasceram, são seus verdadeiros "donos", representantes e defensores legais. Entretanto, todos os habitantes da conhecida "Terra do Frei", também já são seus filhos, pois para cá vieram, constituíram famílias, negócios e prosperaram. Sendo assim, obviamente, têm direito de defendê-la.
Imperatriz é assim: pulsante e pungente do ponto de vista de ir avante na conquista de seus ideais. O fez e permanecerá fazendo. É o pensamento cada vez mais atual de seus moradores, daqui e dali, ou seja, do Centro e dos bairros. Enfim, dos quatros cantos da cidade. E dos distintos recantos do Brasil!
Oportunamente, se faz relevante lembrar que o município tem potencialidades inexploradas. Sua economia diante de tal constatação, tende a crescer ainda mais. 
Imperatriz é pluralista, multifacetada. A cidade, o município, no seu todo, é riqueza em todas as áreas. Suas Matizes, suas nuances, seu jeito, seu clima, suas peculiaridades, encantam, fascinam e, sobretudo, inspiram artistas, nas mais distintas expressões. 
Singular, possui cultura e costumes que se notabilizaram, por meio da manifestação expressada e repercutida por seus "colonizadores", pessoas vindas da Bahia, das Minas Gerais, do Goiás, do Ceará, do Espírito Santo, entre outros. 
Pessoas de outros países também contribuíram com o processo de desenvolvimento do Município.
Em Imperatriz, a máxima "o progresso é fruto da união entre as pessoas", se encaixa perfeitamente. Fomos e somos uma terra miscigenada. Somos variadas gentes, numa mesma cidade. Aqui, tudo é grande. Enfim, superlativo.
Imperatriz, sui generis, original. Nosso amor, nossa paixão!
Chega aos 168 anos com a força que tem marcado o seu pioneiro nos mais distintos campos.
Tenho orgulho de aqui ter nascido.
Enfim, parabéns!