Com início nessa quarta-feira, 10, o 16º Torneio Leiteiro já alcançou nas duas primeiras ordenhas uma média de produção de quase 30kg de leite. A competição conta com 16 animais, sendo 4 na categoria novilhas, 7 na modalidade 30Kg e 5 vacas livres.
Na categoria novilhas a média das duas ordenhas foi de 22,3kg, a 30kg obteve 24,6kg e a modalidade vaca livre alcançou 42,6kg de leite. O concurso segue até sábado, 13, com duas ordenhas por dia - uma às 8h e outra às 20h. Ao final do torneio, os resultados das sete ordenhas serão somados e serão premiados os animais com maior produção.
De acordo com o médico veterinário Rafael Heringer, os animais que participam do torneio devem ser preparados com pelo menos 45 dias de antecedência para que sua produção seja elevada para o concurso.
“Para obter bons resultados, o animal precisa reunir alguns fatores como uma carga genética positiva para a produção leiteira e bom porte físico aliado a uma nutrição de qualidade, sendo alimentados de forma balanceada e sistematizada. Além disso, o tratador deve ter uma relação próxima com as vacas para contribuir com a produção do leite”, explicou Heringer.
Esses cuidados são seguidos pelo produtor Cantídio Ribeiro, da Fazenda Ouro Branco, localizada em Davinópolis, que trouxe três animais para competir no torneio. Ele, que já foi campeão na categoria 30kg ano passado e em 2011 ficou em 3º lugar na mesma modalidade, não descuida do tratamento diferenciado dos animais que participam da disputa. “O planejamento inicia quando acaba a exposição, em que a gente já decide qual o animal vamos preparar para o próximo ano”, afirma.
Realização - O evento acontece entre os dias 6 e 14 de julho, com o poio do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sebrae e Fribal Frigorífico. (Assessoria de Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14752
Comentários