Domingos Cezar

Com o tema "A língua que falamos" e o lema "Última Flor do Lácio, inculta e bela", será aberta nesta quinta-feira, às 19h, no Centro de Convenções de Imperatriz, a 16ª edição do SALIMP - Salão do Livro de Imperatriz. A abertura solene contará com as presenças de autoridades, convidados e tem como atração a Orquestra Filarmônica Lírio dos Vales.
O 16º SALIMP homenageia o saudoso acadêmico e professor Arnaldo Monteiro, falecido em janeiro deste ano. Para seus confrades e confreiras, Arnaldo Monteiro foi uma pessoa que, ao longo de sua vida, foi essencialmente professor e dedicou-se ao estudo profundo e sistemático da Língua Portuguesa.
Nos últimos anos, o Salão do Livro recebeu no Centro de Convenções um público maior do que nos anos anteriores. Esse crescimento que movimenta a economia local no período de realização foi que o tornou este ano "Patrimônio Histórico e Imaterial do Maranhão", projeto do deputado Marco Aurélio aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado.
"Esperamos receber este ano aproximadamente 150 mil visitantes", afirma Raimundo Trajano Neto, presidente da Academia Imperatrizense de Letras - AIL, realizadora do evento. Isso porque a feira de livros oferece atrações como o Festival de Música de Imperatriz, Gincana Cultural, Soletrando, Oficinas e vasta programação artística.
De acordo com Dilson Santos, da RPS Eventos, empresa paulista que organiza o Salão do Livro em todo o Brasil, são milhares de títulos dos mais diversos gêneros literários que estão à disposição do público. As portas do Centro de Convenções se abrem às 14h para visitação e compra de livros e a abertura oficial às 19h20.
A décima sexta edição do SALIMP tem como patrocinadores Governo do Maranhão, Grupo Mateus, Prefeitura de Imperatriz, Porto do Itaqui, Cortez Editora, Paulinas, Universidade Ceuma e Suzano Papel e Celulose. Como apoiadores, a HOTBEL, Franco Engenharia, ACII, Fundação Rio Tocantins, Júpiter, Óticas Carol, Grupo Canal, Laboratório Modelo, ANL, INLC e UFMA.
Recebe apoio operacional da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Juizado da Vara da Infância e Juventude e da Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, Secretaria Municipal de Trânsito - SETRAN, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SAMMRH e Serviço de Atendimento Móvel e de Urgência - SAMU.