Domingos Cezar
Será aberto nesta sexta-feira (27), no Centro de Convenções, o 15º Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP, que prossegue até o dia 5 de novembro com uma vasta programação cultural. O SALIMP tem como lema “Juventude & Cultura – Por que o jovem não gosta de ler?” e como patrono o acadêmico Adalberto Franklin, falecido em março passado.
Realizado pela Academia Imperatrizense de Letras – AIL, em parceria com a empresa RPS Eventos, o SALIMP deste ano vai contar com uma superestrutura de 64 estandes, abrigando 35 distribuidoras, livrarias e editoras de todo o Brasil, nas quais serão comercializados a preços acessíveis cerca de 30 mil títulos dos mais diversos gêneros.
Representante da RPS Eventos, empresa paulistana que coordena o circuito do livro pelo país, Dilson Santos informou que este ano o SALIMP conta com o retorno do estande da livraria do Senado Federal, bem como da Editora Cortez, uma das mais estruturadas do Brasil. “A maioria dos expositores está vindo da bienal do livro, em Recife”, informa Santos.
De acordo com o presidente da AIL, Raimundo Trajano Neto, o SALIMP ultrapassou as fronteiras, tanto de Imperatriz quanto do Maranhão, uma vez que recebe visitantes dos estados vizinhos. “É resultado da dedicação e obstinação dos membros da Academia Imperatrizense de Letras, parceiros e voluntário”, afirma Trajano.
Na expectativa de reunir, durante os dez dias de feira, cerca de 150 mil pessoas, o Salão do Livro de Imperatriz tem em sua estrutura a Arena Multicultural, Café Literário, Gincana Cultural, Soletrando, Oficinas, Programação Musical, IX Festival de Música de Imperatriz, Exposições Permanentes, Expositores e Serviços.
O 15º SALIMP tem como atração musical a escola SoMaior, Anna Picoli e Mano Borges, Grupo 3 + 1 e Cláuber Martins, (Dinossauros) Ed Franklin e Cruz Gago, Musical Escola Militar, Jessier Quirino, Lília Diniz e Banda Freedom, Kelly Rosa (1ª eliminatória do FMI), Marcos Cortez (2ª eliminatória) e Socorro Lira (final do Festival de Música de Imperatriz).
A programação inicia a partir das 9h às 17h, na Arena Multicultural, com a entrega do Vale Livro, proporcionado com uma emenda parlamentar do deputado estadual Marco Aurélio, no valor de R$ 300 mil. A solenidade de abertura tem início às 19h, com as presenças de autoridades e convidados, e musical pela Escola SoMaior.
Parceiros – Neste 15º SALIMP, a AIL conta com a parceria do Governo do Estado, Prefeitura de Imperatriz, Mateus, Porto do Itaqui, Hot Bel, Franco Engenharia, Júpiter, UFMA, Fundação Rio Tocantins, Canal, ACII, UEMASUL, SENAC, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Fundação Josué Montello, Bodim Bicicletas e Motos, Universidade Aberta do Brasil, Hospital de Câncer de Barretos, Gráfica Copacabana, Projeto Caminhada Passos que Salva, ANL, INLC e PRINT.
Comentários