Domingos Cezar
O 15º Salão do Livro de Imperatriz (SALIMP) encerrou às 22h do último domingo (5), conforme havia sido programado pela Academia Imperatrizense de Letras - AIL, realizadora do evento. Durante os dez dias, o Centro de Convenções recebeu aproximadamente 140 mil visitantes de vários municípios de toda a região.
Conforme o representante da RPS Eventos, Dílson Santos, o Salão movimentou cerca de R$ 1,5 milhão, deixando os expositores satisfeitos com o resultado financeiro. Parceira da Academia de Letras, a RPS Eventos é organizadora do circuito nacional do livro. Próxima cidade a receber o Salão do Livro é Santarém, no Pará.
O evento literário, considerado o maior do estado do Maranhão, além de bater recorde de público e venda, também movimentou a economia da cidade. "A rede hoteleira recebeu centenas de pessoas e todos os vendedores, tanto de livros quanto de alimentos, estão satisfeitos", explica Núbia Carvalho, coordenadora do SALIMP.
Outra novidade no 15º SALIMP foi a presença da Vara da Infância e Juventude, que tem como titular o juiz Delvan Tavares. O magistrado acompanhou diariamente o trabalho dos comissários de justiça, os quais emitiram passaporte, carteiras de identidade, CPF, entre outros documentos. A presença da Justiça propiciou mais segurança ao evento.
No discurso de encerramento, o presidente Raimundo Trajano Neto destacou o esforço de todos os acadêmicos que se engajaram na organização da festa, notadamente os coordenadores da gincana cultural, concurso soletrando, da seletiva de artes, do concurso de poesias, contos e crônicas, da coordenação do 9º Festival de Música de Imperatriz.
Festival - Durante três dias, o 9º Festival de Música de Imperatriz (FMI) movimentou a Arena Multicultural do SALIMP. Na final, na noite de sábado (4), saíram como vencedores Zélia Grajaú, em 1º lugar com a música Retalhos do Rio. Ela recebeu o prêmio de R$ 2.500,00. O segundo lugar coube à cantora grajauense Ana Paula Bastos, com a música Filha de Yemanjá, composição de sua autoria.
O 3º lugar ficou com a música A história não contada, composição de Júlio Braga, interpretada por Emerson Leão (Nego Fit). Chico Duarte, de Marabá (PA), recebeu o prêmio Aclamação Popular, com a música A vida simples da roça.
Comentários