120 alunos da rede municipal de ensino de Imperatriz participam durante toda esta semana da VII edição da Feira de Ciência e Tecnologia - Sul do Maranhão (FECITEC). Apresentando 24 projetos científicos, os alunos estão sob orientação e apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através da Comissão de Ciência e Tecnologia (COMCITEC).
A FECITEC, que se estende até o dia 09 de novembro, no Ginásio da Igreja São Francisco, tem o objetivo de fomentar a pesquisa científica e reunir estudantes de vários Estados do Brasil e de países da América Latina; segundo o presidente do Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina, Alexandre Passos e coordenador da FECITEC.
Cleres Carvalho, diretora adjunta da Escola Municipal Paulo Freire, fala da satisfação em ter seis projetos da escola finalistas na FECITEC.
"A pesquisa científica é um marco na aprendizagem da criança e nós estamos na FECITEC apresentando seis projetos com a participação de 18 alunos do 6º ao 9º ano. Estes projetos foram selecionados num total de 34 apresentados na feira de ciências da escola. Os projetos envolvem várias áreas e temas que fazem parte do cotidiano dos nossos alunos. A participação nestes projetos contribui com a aprendizagem dos alunos e com a sua postura como cidadãos. Agradecemos o apoio total da Secretaria de Educação desde a preparação dos alunos com os plantões pedagógicos e preparatórios até o transporte e alimentação dos alunos durante a feira".
Socorro Bezerra, que coordena as ações da COMCITEC, explica a importância da participação do município na FECITEC. "A Feira de Ciência e Tecnologia - Sul do Maranhão é um evento importantíssimo dentro do cronograma de feiras científicas de todo o país, traz projetos de várias regiões, inclusive de fora do país. Além da participação e da possível premiação, os alunos do município sempre ganham ao participar de eventos como este; ganham em aprendizagem e em conhecer diversas culturas".
Socorro explica ainda que a Secretaria de Educação, através da COMCITEC, deu todo o apoio e suporte necessário para que todos os 24 projetos selecionados participassem da FECITEC; organizando os trabalhos, preparando os alunos para expor suas pesquisas e sanando possíveis dúvidas.
Os projetos são das escolas Maria das Neves, Paulo Freire, Santos Dumont, Santa Laura, Giovanni Zanni, Afonso Pena, Darcy Ribeiro, José Queiroz, Machado de Assis, Madalena de Canossa, Presidente Costa e Silva, Santa Maria e Tocantins. (Luana Barros - ASCOM)