A cultura africana esteve exposta em 30 desenhos produzidos por alunos das escolas estaduais da cidade durante o V Concurso de Desenhos Afro, que fez parte da programação do 12º Salão do Livro de Imperatriz (Salimp). Os visitantes da feira votaram nos melhores e estes serão conhecidos em cerimônia de premiação que acontece nesta sexta-feira (10), às 16h, na Arena Multicultural.
O tema deste ano foi “Copa 2014 da Diversidade, Étnica e Cultural X Desigualdades Raciais”. As telas que conquistaram do primeiro ao quarto lugar receberão certificados e troféus pela participação.
O concurso é organizado pela Coordenação de Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI). Segundo uma das organizadoras da exposição, Erô Cunha, um dos objetivos da exposição é trabalhar a lei 10.639/2003, que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas.
“Temos como objetivo enfatizar a aplicação da lei, nas escolas e também valorizar o potencial artístico dos alunos, além de incentivar a participação deles no concurso”, diz Erô.
Redações – Após a premiação dos desenhos, a Vara da Infância e Juventude, junto ao Ministério Público, realiza a premiação do Concurso de Redação, Desenho e Fotografia realizado pelas instituições.