Domingos Cezar

Na tarde desta quinta-feira (2), membros da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) estarão reunidos em sua sede, situada na Rua Urbano Santos, Praça da Cultura, para ultimar a programação de abertura do 12º Salão do Livro de Imperatriz, que se realiza a partir das 19h de sexta-feira (3), no Centro de Convenções de Imperatriz. A presidente Edna Ventura previne que a programação vai iniciar dentro do horário previsto.
O evento cultural, que acontece no período de 3 a 12 de outubro, resgata o tema Rio Tocantins – Torrente de Civilização e Cultura. Comandada pelos acadêmicos Agostinho Noleto e Domingos Cezar, uma mesa redonda formada por professores, estudantes, ambientalistas e pessoas interessadas no assunto debaterá rio como indutor cultural para a população desta cidade.
Com apoio da educadora Rejane Kravetz, a mesa tratará da cultura de atividades sociais e econômicas, por intermédio dos barqueiros (canoeiros), pescadores, lavadeiras, vazanteiros (lavradores da agricultura familiar), comerciantes ribeirinhos, água (fonte de produção econômica) e água (geração de energia através das hidrelétricas).
Vai tratar ainda da cultura dos costumes: lendas, cânticos populares e folclore; da cultura da culinária (pratos típicos à base de peixe), da cultura do lazer (praias, clubes náuticos, pescaria esportiva e banhos de rio), da cultura de inspiração literária e musical (poemas, crônicas, contos, romances e música popular).
Será abordado tema da cultura da água como fonte de vida (água potável, para serviços urbanos, para atividades rurais); a cultura do paisagismo Tocantins (torrente de água, praias, cachoeiras e pedrais, matas ciliares, pôr do sol), cultura do clima tocantino (sol de verão, chuvas de inverno, vento geral e banzeiro).
Por último, a cultura religiosa tocantina, com a chegada do fundador de Imperatriz, Frei Manoel Procópio, a procissão fluvial de Santa Teresa D’Ávila, que se realiza em 15 de outubro, dia da padroeira, e a procissão fluvial de São Pedro, organizada pela Colônia de Pescadores, dia 29 de junho, dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores.
A Prefeitura Municipal, uma das patrocinadoras do SALIMP, vai estar presente mais uma vez com o estande da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, apoiando os professores e estudantes da rede pública do município. A Fundação Cultural de Imperatriz também prestará todo apoio no que diz respeito, principalmente, à Arena Multicultural.

Programação musical

Coordenada pelo acadêmico Zeca Tocantins, a programação será aberta na sexta-feira (3) com o instrumentista português Victor Castro e prossegue no sábado (4) com o show da cantora e compositora pernambucana Irah Caldeira; domingo (5), com a Banda Farol de Milha e segunda-feira (6), com o cantor/compositor Nosly Júnior e Banda.
Na terça-feira (7), show com a Banda Senzala; quarta-feira (8), show com a Banda Philantropia; quinta-feira (9), show de Zeca Tocantins, com participação do cearense Alemberg Quindins; sexta-feira (10), show com Lena Garcia; sábado (11), Karleibe Allanda e domingo (12), show “De Grajaú a Imperatriz”, com Luis Carlos Pinheiro e Paulo Capoeira. Os shows iniciam todos os dias, às 20h30.