O 11ª Salão do Livro de Imperatriz - Salimp, mais uma vez superou todas as expectativas da organização, tanto pela presença de público quanto pela participação cultural das escolas. De acordo com Marcelo Pavani, representante da RPS eventos, empresa responsável pela contagem de público, em média 117 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções, onde aconteceu a feira.
O total de livros comercializados foi de 96 mil. Os gêneros mais vendidos foram o de ficção, romance, juvenil (literatura fantástica), clássicos da literatura brasileira e universitários.
O acadêmico e organizador geral do Salão do Livro, Agostinho Noleto, avalia o evento como melhor do que ano passado. "O número de público foi maior. Famílias inteiras comparecendo de forma geral e comprando livros. Foi um bom sinal", diz. O evento aconteceu com o patrocínio da Eletrobrás, Mateus Supermercados, Cemar e Governo do Maranhão.
De desenhos afros a ensaios fotográficos. De roda de poesia a peças teatrais. De danças folclóricas a repertórios considerados patrimônio da humanidade.  A programação da feira fez jus ao tema do evento "Diversidade cultural", mostrando que em Imperatriz há de tudo.
O objetivo do tema era delimitar a identidade cultural do município, o que não foi possível. "Imperatriz é multicultural, ou seja, Imperatriz tem sua personalidade de gente formada do norte, do sul e até do exterior. Assim é difícil definir uma cultura única", explica o organizador.
Para a coordenadora geral do evento, Maria Márquês, apesar da greve, os estudantes e educadores não deixaram de comparecer a feira e isso foi um motivo de satisfação. "Fiquei satisfeita em ver que, mesmo os professores estando em greve, compareceram ao evento. Você vê que os imperatrizenses têm o Salimp como uma atividade prazerosa", afirma.
Para o expositor Adriano Oliveira o recorde de público possibilitou mais vendas no seu estande. "O salimp desse ano foi melhor do que o do ano passado. Veio mais gente, o público leitor da cidade compareceu e isso resultou em mais vendas", diz.
O Salão do Livro de 2014 começa a ser organizado a partir de Setembro.