Cida Marconcine
Na sexta-feira (27), no Instituto Federal do Maranhão (Ifma), campus de Imperatriz, foi realizada a cerimônia de premiação da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) da Região Maranhão 02. Foram premiados 21 estudantes (3 medalhistas de prata e 18 medalhistas de bronze), sendo que 6 pertencem à rede estadual de ensino. Duas escolas receberam troféu de destaque, três escolas receberam kits com materiais didáticos e três professores foram premiados com certificados de Honra ao Mérito.
A mesa solene foi composta pela diretora do Departamento de Ensino Superior do Ifma, professora Simone Azevedo Bandeira de Melo, representando o diretor geral do campus, Saulo Cardoso; pela gestora regional de Educação de Imperatriz, professora Rosyjane Paula Farias Pinto, representando a secretária estadual de Educação, Áurea Prazeres; pela secretária adjunta de Ensino, professora Cleres Carvalho do Nascimento Silva, representando o secretário municipal de Educação de Imperatriz, professor Zesiel Ribeiro da Silva; pelo secretário municipal de Educação da cidade de Formosa da Serra Negra, Autemar Leda dos Santos; pelo professor Glauco Hebert Almeida de Melo e pelo coordenador regional da Obmep da Região do MA 02, Daniel Santos de Carvalho.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos nesta área. Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com sua classificação nas provas.
A gestora regional de Educação de Imperatriz, Rosyjane Paula, se emocionou ao ver o resultado positivo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas nesta Regional. “Fico emocionada ao perceber o que vocês, jovens estudantes, enfrentaram, mostrando o potencial que têm, com garra e determinação, vindos de várias cidades do Maranhão para esta solenidade de premiação merecida. Podemos perceber com isso o quanto a Obmep trouxe um resultado significativo para a Educação do Maranhão e o quando este momento é muito importante para cada um de nós, que estamos aqui, como representantes de escolas, famílias, professores e Governos Municipal, Estadual e Federal. Gostaria também de destacar o papel fundamental da família, como parceira da escola, acompanhando e incentivando os filhos nos estudos e no gosto pela matemática. O governador Flávio Dino tem um olhar muito carinhoso para a educação e trago em nome dele e da secretária Áurea Prazeres um agradecimento especial por esta felicidade que vocês, jovens estudantes maranhenses, estão nos proporcionando agora. Parabéns por esta vitória e conquista”, enfatizou a gestora da UREI.
A Região MA 02 da Obmep abrange 60 municípios do Sul do Maranhão, sendo que 752 escolas foram inscritas em 2014, destas 5 conquistaram destaque por conta do desempenho dos seus alunos nas provas nacionais, que totalizaram 172.428 participantes. Este ano, 100% dos municípios tiveram inscrição efetivada.
O resultado da Obmep 2015 já pode ser consultado no site http://premiacao.obmep.org.br/
MEDALHISTAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL
BRONZE
Danilo da Conceição Nascimento (CE Professor Antonio Carlos Beckman/Açailândia)
Kassio Gomes Fialho (CE Pastor João Jonas/São Pedro dos Crentes)
Breno Carlos Bezerra da Silva (CE Governador João Castelo/Pastos Bons)
Eugenia da Silva Nascimento (CE Delfino Aguiar Azevedo/São João do Paraíso)
Osmarina Varão da Silva (CE Arlindo Ferreira de Lucena/Barra do Corda)
PRATA
André Felipe Araújo Ferreira (Colégio Militar Tiradentes II/Imperatriz)
Comentários