Tudo pronto para o início do evento que vai movimentar o mercado pet regional

Nesta sexta-feira (20/09), às 10h, será oficialmente aberta a 1ª Feira Pet de Imperatriz. Promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, o evento acontece até domingo, 22 de setembro, das 10h às 22h, no Imperial Shopping.

A feira foi criada tendo em vista o crescimento do mercado pet no país e, consequentemente, em Imperatriz e região. As vendas de produtos para animais de estimação têm crescido significativamente nesta parte do Estado.
Alimentação saudável, saúde e conforto para dormir são os principais cuidados dos donos com seus animais de estimação, segundo constatou pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O levantamento mostrou que apenas 8% associam seus pets as despesas financeiras.
O levantamento apontou que, em todas as capitais, 61% dos proprietários ou os responsáveis pela manutenção de animal de estimação revelaram que consideram seus pets como um membro da família. Os gastos com cuidados e bem-estar chegam, em média, a R$ 189 mensais. O valor, porém, pode atingir R$ 224 (consumidores das classes A e B).
Criadora de animais há anos, principalmente cães e gatos, Marlene da Silva Sousa, 40, residente na Nova Imperatriz, afirmou a O PROGRESSO que estará na programação elaborada pela Coordenação da 1ª Feira Pet de Imperatriz, por querer atualizar-se sobre as novidades surgidas no segmento. "Espero com expectativas o início do evento", garantiu.
Com uma população de animais de estimação que já ultrapassa os 130 milhões, o Brasil representa hoje o terceiro mercado Pet do mundo em faturamento, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido. 
O setor teve receita de 18,9 bilhões de reais em 2016, com alta de 4,9% em relação a 2015, e grande parte desse êxito pode ser creditada à profunda mudança de status pela qual os bichos passaram nos últimos anos dentro dos lares brasileiros. (Com dados do IBGE e da Abinpet - Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).
Indiscutivelmente, os animais também caíram na graça dos imperatrizenses. Marcos Freitas, 28, informou criar um gato há 4 anos. O vendedor diz Nico, apesar das peraltices - gosta de sair diariamente, sobretudo na parte da noite, para um passeio pela rua onde mora -, receber todos os mimos necessários. "É a atração da casa, o nosso filho corre atrás dele, todo contente", reforçou. 
O presidente da CDL Imperatriz, Francisco da Silva Almeida, confirmou, na tarde desta quinta-feira, 19, que todos os detalhes em relação a programação a ser desenvolvida durante a 1ª Feira Pet, foram definidos. "Estamos aguardando apenas o início dos trabalhos, mas já agradecendo o apoio de todos, expositores, Imperial Shopping e imprensa".