Raimundo Primeiro
Contagem regressiva para a 1ª Feira Gastronômica e Cultural de Montes Altos, que acontece nesta quinta-feira, 16 de julho, no Clube Maec, com o objetivo de promover o fomento e o resgate da cultura local, por meio da divulgação de comidas típicas e do talento montealtense nas diversas modalidades artísticas, inclusive nos campos da música e da poesia, por exemplo.
Durante todo o dia, serão mostrados produtos artesanais, além de apresentações de artistas “pratas da casa” e recitais de poesias. Os índios Krikati também participarão da feira, expondo seus produtos.
“Nosso objetivo é fazer com que as pessoas conheçam o que produzimos, valorizando nossas raízes”, diz Luciley Maria Rocha Ferraz, integrante da comissão organizadora.
Paralelamente à 1ª Feira de Gastronomia de Montes Altos, será realizado o Concurso de Fotografia Quinino, premiando os vencedores com o troféu que homenageia um dos pioneiros da fotografia na vizinha cidade.
Durante os dias que antecederam a feira, aconteceu o Espaço Cultural “Café com Letras”, encerrado ontem, na Casa da Família Ferraz, local em que foram comercializados pratos típicos da culinária regional, com ênfase para os pratos maranhenses.
Um bazar movimentou Montes Altos ao longo dos últimos dias, por meio de diversas atividades, entre as quais leituras e pinturas. As crianças participaram ativamente do acontecimento, que constou, ainda, de um Concurso de Redação para os baixinhos.
Idealizada por um grupo integrado por filhos de Montes Altos, a 1ª Feira de Gastronomia e Cultura de potencializar os setores-alvos, principalmente por ocasião da passagem do mês das férias, julho, quando pessoas de várias regiões do país visitam a cidade.
A iniciativa é coordenada por cinco pessoas, sendo que três não residem no Estado e duas em outros municípios maranhenses. “Estamos ansiosos, aguardando com muitas expectativas a abertura oficial da feira, quando receberemos muitos visitantes em nossa cidade”, anuncia, otimista, Luciley Maria Ferraz.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz apoia a realização da 1ª Feira de Gastronomia e Cultura de Montes Altos, que vai ser oficialmente aberta amanhã, aproveitando o feriado em Imperatriz, quando o município completa 163 anos de fundação.
A comissão organizadora informa a data ter sido estrategicamente escolhida por saber que muitos montealtenses trabalham e moram em Imperatriz. A folga possibilitará que muitos deles participem do evento.
Números – A CDL entende a importância do acontecimento, reconhecendo que o mercado de feiras e eventos continua em ascensão no cenário nacional. Surpreendendo os especialistas ante aos índices divulgados nacionalmente.
“O setor de feiras vem crescendo a passos largos em todo o Brasil, apesar do momento de retração da economia. Mesmo assim, os eventos até aqui realizados têm alcançado resultados expressivos”, comenta o empresário Francisco da Silva Almeida, ao destacar a relevância da Feira de Gastronomia e Cultura para Montes Altos.
Comentários