Meus amigos.
No dia 20 de junho comemora-se o dia do advogado trabalhista. Haverão de indagar o porquê dessa data. Em pesquisa que realizei encontrei a seguinte justificativa para que fosse ela grafada: “A escolha para o dia do advogado trabalhista faz alusão à criação da primeira entidade representativa dos advogados trabalhistas”. No dia 20 de junho de 1963 foi fundada no Rio de Janeiro a ACAT (Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas).
Não existe uma lei nacional determinando a comemoração desse dia. Em muitos estados há leis aprovadas pelas Assembleias Legislativas instituindo a data pela tradição antes apontada. Penso estar na hora de a nossa Câmara Estadual ou mesmo Municipais apresentarem projetos de lei nesse sentido, haja vista que encontrei inúmeros municípios que aprovaram a data através do Legislativo Municipal. As seccionais da OAB é que tomam a iniciativa de não deixar esquecida a comemoração.
Mas falemos um pouco dessa figura – o Advogado Trabalhista. Com efeito, é um elemento imprescindível na Justiça que consolida o trabalho como alvo de proteção. Por isso este profissional tem um papel fundamental para a sociedade.
Ser advogado trabalhista não é só ir a juízo como porta voz de seus clientes, mas arauto de transformação social e combate ideológico. Ser advogado trabalhista é planejar estrategicamente o futuro do empregador e defender corajosamente os direitos vilipendiados dos empregados.
Transcreverei a homenagem que o vice-presidente da ABRAT – Dr. Nilton Correia, prestou a todos nós trabalhistas no nosso dia.
“Mas ser ADVOGADO TRABALHISTA está, sem dúvida, no pódio. Atuar no nervo da sociedade. Estar no centro das discussões que envolvem o direito de viver com dignidade, o direito à vida, o direito a saúde, o direito a bom ambiente, o direito ao lazer, o direito ao respeito, o direito de estar integrado na vida econômica, na vida social e na vida cultural do País. O direito de ser verdadeiramente PESSOA, gente, ser humano. Enfim, o DIREITO AO TRABALHO”.
Atuar na Justiça Social!
“Tudo isso é e dá uma sensação diferenciada. E fazer todas essas atividades ao lado de vocês, colegas trabalhistas, indiscutivelmente já é, em si mesmo, um ganho. Trabalhar com a advocacia trabalhista é uma especial HONRARIA. Verdadeiramente, são os nossos melhores HONORÁRIOS”.
“Que nos desculpem os da Justiça COMUM. Mas nós somos de uma Justiça ESPECIAL. Aqui, especial em razão da matéria. Porém, mais especial em razão dos advogados trabalhistas. Formamos um grupo alegre, solidário, festivo, associativo, parceiro, companheiro, extremamente atuante. Trabalhamos com grandes quantidades e, agora, com uma enorme qualidade”.
Antes de encerrar quero relembrar os nossos primeiros advogados trabalhistas e que se foram e viraram estrelas e que muito contribuíram com seu trabalho para o engrandecimento da Justiça do Trabalho: Dr. José Ferreira, Dr. Vera Cruz Santana, Dr. Pompílio de Albuquerque, Dr. Fernando Ferreira, Dr. José Oliveira, Dr. Fernando Perdigão e muitos outros que se encontram escondidos na memória do tempo.
Esses homens como todos nós trabalhistas “atuamos com o que há de mais precioso na sociedade: o trabalho humano. Por isso, temos de ser “especiais” e compreender não apenas o direito, mas economia, sociologia, psicologia…”
TENHO ORGULHO DE SER ADVOGADO TRABALHISTA!
Até a próxima.
Comentários