Imperatriz respira novamente o comércio. Mas também respira o Covid-19. Não é porque o comércio voltou a girar, que o vírus foi extinto. O comércio, não é a vacina para o vírus, é a vacina para a economia. Que fique bem claro isso para toda a população. Bem, eu acredito que não, não estão muito preocupados. Você anda pelas ruas de Imperatriz, parece que está tudo normal. O Prefeito Assis Ramos, não está fazendo feio. Usa, dentro de suas atribuições a melhor forma de prevenir a cidade. Mas em uma coisa, a administração peca. Vou enumerar algumas situações:
1- Shopping Center X Bares
As lojas abrem, mas a praça de alimentação, não. Você privilegia alguns lojistas e as unidades da praça, fechadas. Que decreto é esse? ‘’ Ah mais na praça pra comer, tem que tirar a máscara’’. Então não abre o shopping! É absurdo abrir pra um enquanto o outro está fechado. A economia é igual para todos! Os restaurantes não estão liberados? Então! Que maluquice é essa da praça estar fechada? Se o povo quer se aglomerar no shopping, que tenha pelo menos tudo aberto. Nos bares devem também ter a concessão da abertura. Qual a diferença de beber num restaurante e beber num bar, no que diz respeito a mesa com pessoas? Que também deem aos bares a oportunidade de abertura!
2- Peladas X Praias
As normas são de 30% de capacidade para loja e outros locais. Uma pelada de futebol, e eu amo de paixão, fui criado numa pelada, vai jogar com 30% dos peladeiros? É uma sandice liberar pelada neste momento. Vão jogar de máscaras? Vão passar álcool gel suado? Quem garante que um contaminado não vá jogar, e contamine mais uns 30 saudáveis? Na pelada não tem como adequar as mesmas regras de um shopping. Essa decisão me pareceu mais um desejo pessoal do prefeito, que também é um peladeiro. E dos bons. Como também acredito, que goste das águas do Tocantins. As praias estão anuladas este ano, as peladas, estão autorizadas. O principio básico não é a transmissão? Na pelada também temos aglomeração, não é jogo de tênis. Na pelada nós pagamos para jogar, podemos esperar, já o impacto econômico nas praias, é incalculável. Se vale para um, que valha para todos!
Imperatriz tem 10 vezes menos habitantes que Brasília. A capital brasileira, até o fechamento deste texto, tinha 130 mortos por Covid e tem umas das Unidades intensivas mais respeitáveis do país no combate ao vírus. Brasília, assim como Minas Gerais, está tendo resultado positivo na luta contra o corona. Brasília ainda não abriu o comércio. Com 4 milhões de habitantes, repito, 130 falecidos. Brasília ainda espera o momento ideal para abrir shoppings e restaurantes. Imperatriz está aberta. Eu sou a favor do comércio aberto sim, vivo dele, vivemos dele. Mas o que se faz para muitos, não se faz para todos, isso sou contra. Portanto meus amigos, tenham cuidado. Vamos trabalhar nos precavendo e cuidando uns dos outros. Ao prefeito Assis, eu entendo a sua preocupação com a economia e a pressão que o cargo exerce nesta pandemia. Mas espere um pouco sobre as peladas, o esporte em geral. O jogo de futebol no game, PS4, dá pra quebrar o galho mais um pouco. Sobre as praias... temos até setembro para colocar a sunga.
Phelippe Duarte – administrador e publicitário
Comentários