Granite Mountain Hotshots. É como podemos chamar a equipe política de Jair Bolsonaro. O Brasil é um grande incêndio, aonde apenas os Hotshots estão na linha de frente do perigo. Mas esse perigo pode custar vidas. Pode custar cabeças. Jair Bolsonaro precisa distinguir quais Hotshots estão trabalhando e quais estão atrapalhando. Na confusão mental do presidente, que prega a volta rápido do trabalho, existem inimigos de guerra por todo lado, tentando derrubá-lo. Com Bolsonaro, eu só concordo em uma única coisa: devemos respeitar as medidas de segurança, nos adequarmos e aos poucos voltarmos a trabalhar. As contas esperam, a fome não. Os bombeiros de Bolsonaro são obrigados a salvá-lo e a ajuda-lo a salvar todos os pilares do país. Mas não são obrigados a segui-lo, a pensar como ele pensa. E sendo desta forma, Bolsonaro não quer que o seu fogo tenha um corpo estranho. Ele prefere ver este corpo queimar, do que tentar salvar o país com ele. Parece querer méritos próprios. Ou simplesmente, o único homem que pode dar a solução para as desgraças causadas pelo problema do Covid-19. Acredito que cada profissional responsável pela sua área, é também responsável pelo que diz. Na guerra do fogareiro iniciada por Bolsonaro, contra o agora ex- Ministro da Saúde Henrique Mandetta, o presidente deu a seguinte declaração: ‘’Ao longo desse tempo, é direito do ainda ministro defender o seu ponto de vista como médico. E a questão de entender também a questão do emprego não foi da forma que eu achava, como chefe do Executivo, que deveria ser tratado. Não condeno, não recrimino e não critico o ministro Mandetta. Ele fez aquilo que, como médico, ele achava que devia fazer’’
Acredito então que Bolsonaro tenha a solução a sua frente e não sabe. Já que como médico, na área ministerial da saúde, Mandetta agiu correto, e mesmo assim, foi demitido, então que coloque Paulo Guedes no Ministério da Saúde! Pronto. Um economista irá pensar como ele! Não teremos mais problemas em alguém da saúde, defender uma ideia contrária a do presidente! Jair Bolsonaro está transformando o incêndio em um holocausto ao demitir Mandetta. Mesmo que Mandetta tenha ido ao Fantástico no domingo passado, e tenha falado que o Brasil não sabe se escuta ele ou o presidente, cavando a sua própria cova ao falar isso, que Bolsonaro o demitisse após a pandemia se assentar ou se ela for, se assentar agora. Isso não é um time de futebol onde um técnico pode substituir às vezes, por birra. No meio dos Hotshots, cada um exerce uma função para que tudo ocorra como tem que ocorrer. A economia defende o emprego, a educação o ensino, a saúde a vida das pessoas e assim sucessivamente. Tudo está interligado. Independente de opinarem diferente, todos agem em prol do Brasil, e não do pensamento de Bolsonaro. O sim e o não, é do presidente, ele é o líder, mas desta forma, está criando problemas onde não precisa. Eu afirmei semana passada que Jair Bolsonaro é o homem certo para nos guiarmos frente a pandemia da economia. Continuo achando. Porque o jeito que um Hotshots encara o fogo, é diferente dos demais. Ele ataca o fogo, com fogo. Mas abre um buraco para isso, e alguns, podem cair. Inclusive, o líder. Granite Mountain Hotshots é o nome da equipe de 19 bombeiros do Arizona, nos EUA, que em 2013 tentavam impedir um incêndio florestal e acabaram perdendo para o fogo. O incêndio, destruiu 50 casas e ameaçou outras 250 nos arredores do vilarejo onde residiam 700 pessoas. Apenas um Hotshot sobreviveu. Ele estava na estrada guiando um caminhão da unidade de combate as chamas, quando seus colegas foram surpreendidos pelas chamas do fogo, numa súbita rajada de vento, que alastrou o incêndio em segundos. Bolsonaro acredita ser o comandante do caminhão? Então que volte para apagar o fogo. Em uma guerra contra o desespero, não podemos perder os guerreiros que lutam por nós, nem mesmo, os que defendem uma tentativa de ajuda, uma solução.
Uma coisa é certa: por enquanto, o fogo é o Covid-19. E o incêndio da economia, ainda espera a maior rajada de vento para alastrar.
Phelippe Duarte – administrador e publicitário
Comentários