Phellippe

Vai começar a Copa das Copas. A Copa mais mentirosa da história das Copas. Esqueça o futebol, o jogo jogado. Os jogadores, deixem eles de fora. O espetáculo dos bilhões não interfere no espetáculo com a bola rolando. É um absurdo a Copa no Brasil. É um absurdo, a FIFA pela primeira vez na história estar isenta de fiscalização do dinheiro arrecadado. Indignado, eu não confundo as coisas. A seleção brasileira não tem nada a ver. Mas os manifestantes não vão querer saber disso e irão atacar. Vários protestos estão marcados e acontecerão de repente. Interceptamos esta conversar entre Dilma e Lula, antes da Copa iniciar:

Dilma: Estou cansada desse povo. É manifesto pra lá, manifesto pra cá. Coisa chata Lula.
Lula: Calma companheira. Ninguém vai se importar com isso com a bola rolando. Fica tranquila que o povo ama o futebol, ama a praia, o turismo. Eu conheço meu gado. Se eles se comportarem, eu até aumento o Bolsa Família.
Dilma: Tá doido Deus? (apelido carinhoso do qual a cúpula do PT chama Lula). Quer bagunçar mais ainda a cabeça do povo? A elite tá cobrando, os empresários também querem algo!
Lula: A taça já nossa companheira! Esses capitalistas estão com a gente. Você vai levar com sobra essa eleição do segundo turno e ficaremos uns 20 anos a mais, pois eu volto com tudo em 2018. O Brasil come na nossa mão e não sabe o gosto amargo que vai na boca. A taça é nossa.
Dilma: Mas estou preocupado My God. A pressão brasileira está aumentando e o Aécio inflama as pessoas. Afinal Lula, foram 25,6 bilhões investidos na educação dos estádios,na infra-estrutura da grama, nos hospitais das arquibancadas...
Lula: Não seja brincalhona com a FIFA Dilma. Eles pediram e nós aceitamos. Reviramos o bolso e pagamos mais do que devíamos. Eu assumo,é um absurdo.
Dilma: Você assume? Assume o que?
Lula: Meu coração é corinthiano. Será que vamos ganhar a Copa?
Dilma:  Ganhamos tudo o povo está conosco.
Lula: Antes de desligar companheira,gostaria de lhe fazer uma pergunta seríssima.
Dilma : Diga meu amigo.
Lula: Aonde veremos a abertura da Copa?
Dilma: Só consegui uma entrada Lula veja se consegue com Blatter as outras, ok?
Lula: Eu ainda volto pro poder companheira,eu ainda volto!

Durante a conversa, a TV mostrava o jogo entre Brasil e Sérvia, na sexta em São Paulo. Uma mulher chorava copiosamente e as câmeras registravam tudo. Thiaguinho, o pagodeiro, cantava o hino nacional brasileiro. Eu não sei se o motivo do choro era pela roubalheira da Copa e a bagunça organizacional do Brasil inteiro para o evento ou se pela voz horripilante do pagodeiro. Essa Copa realmente,é uma palhaçada. E os jogadores que não se importem com isso e tragam o hexa pra gente. Vamos Brasil!!! Que cada vitória não represente a cara da nossa derrota,fora de campo.
Lula: Alô, Dilma? Quem foi que colocou esse Thiaguinho pra cantar?
Dilma: Não pediram padrão FIFA? Está aí oh!

Phelippe Duarte - cronista e poeta