Phellippe

Nessa onda de Copa do Mundo, durante um mês vamos esquecer o ano eleitoral. Eu não quero esquecer. Nem quero lembrar. Meio contraditório, mas digno de aplausos se você para raciocinar. Não que seja para esquecermos os problemas da Copa.  Joana Havelange, neta de João Havelange, figura imponente do futebol por décadas, compartilhou um texto nas redes sociais, não de sua autoria, que continha o seguinte trecho: " o que tinha que ser feito foi feito e o que tinha que ser roubado, foi roubado". É de se estranhar que uma pessoa integrante do COL, Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, compartilhe um texto acusador. Ela sabe de algo? E se roubou, quem foi? Quando? Precisa-se urgentemente perguntar pra ela até onde ela concorda com o que compartilha.
Mas na onda da maracutaia da Copa e da nova já velha ideologia de que já perdemos a Copa fora de campo, surgem no período eleitoral, mas problemas do que imaginávamos ter. Aqui pelas terras do Maranhão, aonde Chapeuzinho Vermelho anda sendo ameaçada pelo Lobão, a cidade de Governador Edison Lobão merece uma atenção do famoso Lobo. O Ministro de Minas e Energia, que recebeu a bela homenagem, precisa ficar atento a certos detalhes para continuar a espantar a menina de capuz vermelho. Em alguns setores, Governador Edison Lobão está sem energia. Mas como? Se o dono do nome e sobrenome da cidade, é Ministro de Minas e Energia? Está sem energia no Ministério? Lobão engoliu os fios de alta tensão? Vão religar apenas no período da Copa do Mundo, nos jogos da seleção ou apenas nas eleições, para a TV mostrar o programa eleitoral? Nos jogos da seleção tenho certeza que não. Não terá propaganda política. Thomas Edison descobriu a eletricidade. Edison Lobão, deu nome a Governador Edison Lobão. Um presságio de que o seu filho levará o governo? Não sabemos. Mas uma certeza: Lobão engoliu Edison por lá,o inventor da eletricidade e o apagão é contínuo.
Se o que era pra ter sido feito foi feito e o que foi roubado, foi roubado (tanto de foi é esse Meu Deus!) a Copa do Mundo será o evento com roubo público mais escancarado do planeta. E Governador Edison Lobão será a cidade mais contraditória do mundo, sem energia, tendo energia de sobra no nome. Vá entender o que fazem do Maranhão ou o por quê fazem isso com esse povo tão sofrido. Vá entender mais ainda, o povo brasileiro que sabe fazer protestos tão lindos e de resultados,mas que agora pensa em depredação pública e decoração de ônibus da seleção brasileira. Que cena mais medíocre, protestantes colando adesivos de repulsa à Copa no ônibus da seleção. Mostra como estes protestos estão sem foco, perdendo a noção do verdadeiro espírito de uma revolução política. Dá até vontade de me esconder em Governador Edison Lobão, lá pelo menos, fico sem saber de notícias sobre o mundo.
Mas o grito do povo e do Lobo não está morto! Quem sabe veremos luz no fim do túnel? (antes em Governador Edison Lobão, por favor!) Quem sabe, o Brasil não será Hexa e depois nas eleições, o povo mudará esta história a seu favor, votando com mais consciência, mais inteligência e menos alienação? Quem sabe não faremos história e esse jogo vira a nosso favor? Pensemos grande. Como dizia Thomas Edison, o  pai da eletricidade antes de ser engolido pelo Lobão assustador: "O gênio consiste em 1% de inspiração e 99 % de transpiração"
Au au au au Auuuuuuuuuuuuuuuuuu....
Meu grito foi dado.

Phelippe Duarte - Cronista e poeta