Essa semana muita coisa mudou dentro do coração dos brasileiros lúcidos. Aos nossos olhos passa claramente um movimento, ou o início de um movimento, em que a voz uníssona do povo remete ao tempo em que poderíamos mudar o mundo e até mesmo o Brasil. Mesmo que estejamos correndo atrás dos erros nas urnas e da covardia dos políticos em assumir os seus próprios erros, não há como andar para trás continuamente. A situação do transporte público e a dinheirama para a Copa do Mundo passaram além dos limites que já tinham sido ultrapassados por eles. Deixamos os engravatados pensarem que governam um monte de jumentos sem cela. Que mandam e desmandam em nosso dinheiro, como quem troca de cueca. A Copa do Mundo é totalmente indevida no Brasil. Até agora já apurado, foram mais de 50 bilhões para atingir o padrão FIFA de qualidade. Será que destes 50 bilhões não daria para construir mais hospitais? Mais escolas? Quando governo e oposição ficam preocupados e não há nenhuma parte que se pronuncie, é porque chegou a hora de o gigante acordar. Essas manifestações devem durar. Não podem ficar no esquecimento e caladas na época das eleições. Em todo o canto do país se escuta um brasileiro revoltado. Mas não os revoltados delinquentes, que andam depreciando patrimônios, lojas, carros e ônibus. Mas os delinquentes da pátria, que depreciam os políticos imundos que elegemos. Como eu queria estar lá ao lado deles, com os braços em punho, com a veia da garganta em riste e os sonhos entrelaçados com os pares. Este texto abaixo escutei em um vídeo amador gravado com todos os jovens em cima do Planalto. Enchi os olhos d’água.
“GALERA, MUITA ATENÇÃO! O NOSSO ATO FOI VITORIOSO, MAS O MOVIMENTO APENAS COMEÇOU! NÓS FAZEMOS PARTE DE UMA LUTA NACIONAL, DE UMA LUTA MUNDIAL! NÃO PODEMOS PARAR POR AQUI! POR ISSO É IMPORTANTE QUE TODO MUNDO QUE ESTÁ AQUI ESTEJA ÀS SEIS HORAS NA QUINTA-FEIRA EM FRENTE À ESCADARIA DO METRÔ NA RODOVIÁRIA. VAMOS SEGUIR O MOVIMENTO, PORQUE A NOSSA LUTA É MUITO MAIOR QUE ISTO! SÓ VAMOS PARAR QUANDO A GENTE COLOCAR UM MILHÃO, DOIS MILHÕES, TRÊS MILHÕES, VINTE MILHÕES, AQUI, PRA FALAR PRA ELES QUE NÃO ESTÁ CERTO O QUE ELES FAZEM COM O NOSSO DINHEIRO, COM A NOSSA SAÚDE, COM A NOSSA EDUCAÇÃO! AMANHÃ VAI SER MAIOR! AMANHÃ VAI SER MAIOR! AMANHÃ VAI SER MAIOR! AMANHÃ VAI SER MAIOR! AMANHÃ VAI SER MAIOR! AMANHÃ VAI SER MAIOR!”.
Todos os jovens, homens e mulheres, gritando na orelha deles. Este movimento não é de ocasião. Ele tem tudo para ser histórico, fato que ainda não é. Entram para a história as mudanças. Se de fato conseguirmos fazer com que toda essa corja nos ouça, é capaz de alguma coisa ser feita por parte deles. 2014 é ano de eleição. Alguns partidos aproveitarão a onda do movimento, pois esperar ação solidária de um ou outro político é praticamente impossível. Havendo apoio, virão com promessas. CHEGA! Brasileiro cansou de ser burro. A gastança com a Copa foi a gota d’água. Ronaldo Fenômeno, em entrevista passada, relatou que não há como realizar Copa do Mundo com hospitais, tem que construir estádio. Em defesa, admitiu que expressou mal suas ideias. Ronaldo sempre expressou-se mal. Até quando fez um programa na rua ele não soube o que escolheu até hoje. Indefinição de ideias é um problema. E se Copa não tem como ser construída com hospitais, é capaz de Ronaldo ter nascido da grama, diretamente do chão de um campo. Por isso foi o fenômeno que um dia nos encantou. Por isso, jogador de futebol joga calado, pois quando não sabe expressar direito suas palavras, fala com os pés.
Estou orgulhoso dos manifestantes. Vejo um futuro melhor, logo adiante. Vamos em frente. Pois “paz sem voz, não é paz, é medo”.
AMANHÃ SERÁ MAIOR!
Phelippe Duarte
Cronista e poeta
Edição Nº 14736
Amanhã será maior
Phelippe Duarte
Comentários