Em 06 de Outubro iniciam-se os festejos de “SANTA TERESA D’ÀVILA”, extensivos até o dia 15 corrente. Respeitosamente, em homenagem a Padroeira dos Imperatrizenses.

Gozando de determinados privilégios por ser fundadora da Igreja Matriz, da qual leva seu mais glorificado nome – como intercessora junta de Deus.

E contemplada de tantos bons adjetivos como protetora, defensora, que protege... clamemos de tua ajuda, para intervir junto aos nossos mandatários, representantes e ao povo, por mais consciência, educação, humanização e que faça desta terra, como real tutora,  como é a grandeza do teu nome.

O único recurso são seus miracolous (milagres) para conter as crises pessoais, profissionais, familiares, saúde, trânsito, infraestrutura, as corroídas finanças que estão espetadas nesta metrópole tão desajeitada.

Que nosso pedido e prece possam chegar até sua santidade. Outorgando para comunidade serenidade e perseverança para seguir adiante. Atrai-vos elasticidade e força para aguentar os troncos intempestivos sem um plano de orientação para ocupação deste solo urbano.

Pedimos à doutora da Igreja, não olhe para trás, esqueça frei Manoel Procópio; a senhora é espanhola, ele baiano, administrava presídios das províncias do Pará, gostava de “acarajé quente”, acompanhado dos inseparáveis “Rabo de galo”.

Como freira Carmelita, estudiosa, humanitária, caridosa, respeitosa, ao ponto de ser canonizada Santa para a Igreja Católica; e seu templo erguido de frente ao majestoso perene Rio Tocantins, tão sofrido e maltratado desde a Vila foi fundada.

Certo estava o Papa Gregório quando a tornou Estrela de Primeira Grandeza, afirmando... Quem ama faz sempre comunidade; não fica nunca sozinho.

Aos seus 504 anos completados em março, para render súplicas: basta uma graça dessas para transformar Imperatriz, mais justa, coerente, reciproca, e que nossa PADOREIRA seja festeja com muita luz paz e fé.

Em sua veneração faço das minhas tuas próprias palavras: Nada te perturbe, nada te amedronte, tudo passa, a paciência tudo alcança... a quem tem Deus nada falta só Deus basta. (Srtª Teresa D´Ávila).

Contemplamos todos os fieis para a festa magna da cidade, com sua programação religiosa, seguida dos festejos com leilões de prendas para manter a casa Deus sempre presente para suas crenças e devoções.

                    Que Santa Teresa D’Ávila abençoe a todos.