... Fui à feira livre do Mercadinho no primeiro domingo de 2020. Sondar o que mudou e quais as novidades aparentemente novas.

Logo na entrada, numa ponta de calçada, um pastor todo paramentado como um verdadeiro teólogo de uma religião sem compromisso e fé – se esgoelando.

... Fim dos templos... Ora! Toda viela periférica tem uma igreja. Veja a pregação do farsante litúrgico: “A ideia é que as paredes caiam a fim de que o verdadeiro templo espiritual seja levantado”. Que cara dura!

... Se quiser conversar com o seu guia espiritual sobre o seu problema de amofinação, inquietação e aperreamento – Fala Que Eu Te Ovo (sic) – E o pior, estão acompanhados dos recém-convertidos e futuros candidatos a vereador. Pense numa coalhada sem lactose!

Nos idos dos anos 70, vereador era espontâneo, optativo em defesa dos interesses públicos do município; não recebia um centavo – e a câmara trabalhava e se reunia de segundas às sextas-feiras, continuamente... Será que nesse caso existe algum aspirante?

Hoje, principalmente, persuadir é o lema das igrejas evangélicas; buscam adeptos até para concorrer a cargo político. Assim, são também, associações de bairros, espíritas, benzedeiros, ONGs, todos com sede pelo emprego transitório e adocicado ($$).

Esse povoamento é somente da raia miúda; quando se elegem a primeira coisa que eles deixam de ir é na “feira livre.” Será por quê? Ah, existe um cabedal de representação para custeio doméstico para uma subalterna exercer essa função de bem alimentar o edil... quanto aos projetos - dos tais que prometem como sem falta, mas faltam como sem dúvida... fica para o próximo mandato.

Esse tipo de religioso é o pregador sem altar... vem de uma espécie e raça que de um lado queima, do outro assa. Além de tudo (verdadeiros) assassinos da “Última flor do Lácio, inculta e bela”.

Então, os bairros, centros, onde tem movimento de venda, lá está um bíblico beateiro falando e dissimulando as verdadeiras intenções e fingimento... erva ruim geada não mata.

No entanto, esses embaciadores de beira de bica estão se alastrando com falsos curadíssimos, e o pior, ainda tem idiotas que se submetem ao conto caricaturesco deles: Fala Que Eu Te Ovo (sic)... follmuggle(engana trouxa). Muito Palhaço Pra Pouco Circo.

Este foi o primeiro “brotar” que a feira do Mercadinho trouxe de futrica. Vamos preparar as estribeiras porque neste ano vem muita coisa por se tratar de um ano eleitoral.

Mas, hoje, o cenário do momento não tem como suportar duas caras por muito tempo. Até porque (...) a mentira não aumenta o nariz, apenas diminui a confiança.

Nada mais adequado de finalizar esta tribulação, usando o que o apostolo São Paulo falou para este dia: “E não conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.” AMÉM!