Como o riso está presente nos diversos comportamentos humanos, não custa nada como este gesto de resgate à alma – não seja um tanto faz na vida de ninguém.

A lei maior do ordenamento jurídico positivado (concreto real) de uma sociedade, como a tão maltratada Constituição Federativa Brasileira; mais remendada do que colcha de retalho.

Os mentores dos descasos são os doutores politiqueiros. Criam “leis, resoluções, portarias, anexos, com poderes maiores do que rege o arcabouço Constitucional da República”.

Como as chamadas resoluções (meio pelo qual se decide um caso duvidoso, uma questão) – Parece piada se não fosse cômico – torna-se num conceito amplamente abstrato.

Observa-se com a inovadora Resolução 706/2017, imposta pelo DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito – (órgão máximo) da nação...

Bom. Já é difícil arbitrar irregularidades sobre motos, carroças e bicicletas, andando na contramão, com sinal fechado e tantas outras irresponsabilidades alimentadas pelo próprio convívio social.

Agora, penalizar o “pedestre” se atravessar e/ou desrespeitar a sinalização (faixas) é atirar com a pólvora alheia sem medir distância!

Vamos puxar esse problema para a terrinha do “frei”... veja bem: aqui pode ter (Detran, Ciretran, Setran, Atroveran, Buscopan), que é a mesma coisa que passar sebo em venta de cavalo... não conserta nunca!

A gente termina falando da “feira do mercadinho”, com uma extensão máxima de 800 metros – continua moto, bicicletas e carros de mãos, principalmente, trafegando à vontade nos finais de semanas.

Os guardas municipais ficam aos domingos perfilados lá na entrada da Rua Ceará com Aquiles Lisboa, com o veículo atravessado, todos bem fardados e parecidos com a cor da ave de plumagem de um “japiim”. Por enquanto, essa é a mudança.

Ainda tem outras atenuantes. Autoridade nenhuma do órgão competente faz uma campanha de conscientização sobre o que eles vão aplicar ou não.

Gráficas estão de bem com as vendas comerciais; que o poder público tem gastado com a confecção de blocos para os (xexéus) multaram, não está previsto.

Faixas de pedestres! Aqui? Onde o costume é claro: se a pessoa estiver passando e no momento, a sinalização fechar pra ele (a), corra, saia do meio, senão os carros passam por cima... com pouquíssima isenção de consciência.

Falta de educação está muito relacionado a padrões socioculturais estabelecidos na família, sociedade e regiões. Se rendesse gratuitamente dinheiro, Imperatriz era a cidade mais rica do mundo. Cá, tem abuso de sobra neste paradigma... o trânsito daqui é melodramático – parte logo para a briga com a pessoa.

Olá! No Art. 22 e a Lei Federal 8.078 – compete privativamente...              Legislar sobre trânsito.

Mas é difícil cumprir com lisura... Lisura!? Quá, quá, quá... A república está sendo destruído o que estava feito... em sentido figurado não sente mais os efeitos das ações da equidade, mas, sim, uma profunda apatia por tudo.

Qual o artifício que a sociedade do bom-senso deve fazer: Esboçar uma campanha contra a grosseria com bondade – melhor maneira de agir.

Enfim, para que serve mesmo o Código de trânsito? Simplesmente representa um calhamaço de papéis diante de tantas costuras para ocultar as dualidades de interpretações. Somente isso.

(“”) Perseverança: O remédio para o desânimo.

                                                           Bom final de semana!