Nelson Bandeira
Todas estas estórias são oriundas da criação e do entusiasmo de pessoas muitas delas revoltadas por não ter alcançado o objetivo sonhado.
O garimpeiro, por sacrifício de louvor, diz-se pessoa inconformada que se sente alvo de injustiça.
A Serra Pelada serve de estrumo para politiqueiros nessa época de eleição, espalhando promessas falsas de que estão trabalhando muito para conseguir os dividendos do ouro e que a Caixa Econômica vai lhes pagar o mais rápido possível. É aquele sobe e desce ladeira com saco de mentiras!
E o pior de tudo é que o Brasil e o mundo não podem viver sem política. Essa é a grande desgraça... Senão, não há progresso e desenvolvimento. Os portugueses trouxeram esterco de porco, para semear nesse torrão da desigualdade.
Essa causa é uma isca para apanhar os faiscadores revoltados e, muito deles, somente compradores de carteiras, na esperança de buscar dinheiro fácil.
Lá no velho poleiro de conversas e estórias, o Mercadinho, que receita remédios purgativos para eliminação de dores até solução para depressão, um verdadeiro laxante de palavras do "ouvi dizer" para o consolo de todos.
Nessa poluição vocabular, a gente ouve certos repentes de que ainda há esperança; embora muitas vezes expelidas para não transparecer o tédio desta maltratada circunstância da vida pessoal.
Um desses atores que defendem que o "cascaio" está na beira do caixa, sai-se com esta, depois de ouvir uma música sobre o garimpo: "Ô garimpeiro, cadê o ouro/ Cadê o brilhante, cadê o tesouro/ Ô garimpeiro...!"
Um desses aventureiros anuncia em bom som: "Amanhã cedo irei ao garimpo."
O outro do lado de lá retruca: "Fazer o quê?".
- Como forma de protesto. Sei que não encontrarei ouro e nem outra pedra naquele buraco que chamamos de cacimbão, mais mexido do que formigueiro. Vou tomar um banho com aquela água barrenta, pegar uma malária, uma hepatite e ser picado por meia dúzia de mosquito de leishmaniose e ficar por conta do SUS só de mal.
Como cada doido tem sua mania, diz ele que é seu protesto. Talvez consiga uma aposentadoria por acidente de trabalho, contraído por viroses e mosquitos contaminados.
Embora sabendo que a exploração do solo em áreas remotas é considerada ilegal.
Eric Hoffer categoricamente sintetiza que: "A busca da felicidade é uma das principais fontes de infelicidade".
Então, faiscador tresloucado, não desanime! Muitas vezes é a última chave do chaveiro que abre a fechadura. Continue protestando e dando exemplos para outros companheiros.
Quando a Caixa disponibilizar uma verba a fundo perdida, lembre-se dos garimpeiros de Serra Pelada!
São Longuinho é considerado o Santo Protetor das causas e das coisas perdidas (dos garimpeiros, dos esperançosos de plantão), pois que continuem acendendo suas velas espirituais.
Que os garimpeiros tenham um bom domingo, pelo menos.
Comentários