Nelson Bandeira
E não é para menos, não! Como se fosse uma autarquia de poder absoluto de controvérsias.
Pense numa feira livre em que a desorganização é o conceito e definição de sua sobrevivência! Parece que ali passou a linha do Equador, o poder público está em outro hemisfério - um por todos e todos por um. É um local sem mandatário.
Sente-se quem pratica e faz aquele manuseio ao começar no sereno da manhã, demonstra uma alegria forçada a qual é pior do que o aborrecimento.
Em assim sendo, levam a vida de feirante de acordo com a proporcionalidade que a situação lhes oferece.
Para abordar e situar o fato no tempo e no espaço, tem que se primeiro definir gramaticalmente o seguinte:
O que é Meretriz? Bem, se você quiser, o significado de meretriz é mais conhecido como a profissão mais velha da humanidade; "as primas", mulheres livres para o sexo.
O que é Matriz? Neste caso, a fecundação é feita pela fêmea, que põe seus ovos e os embriões desenvolvem-se e fazem a brotação fora de seu corpo.
Diante dos expostos, vamos ao caso que de sobremaneira é também hilariante, entre um comprador e um vendedor de peixes na feira do Mercadinho.
O feirante chega com várias caixas de isopor trazendo peixes vivos, especialmente tambaqui, destinados para venda.
No intervalo de tempo, se aproxima um cidadão de postura leiga (de pouca leitura), e pergunta para o vendedor de peixes: "O senhor tem meretriz para venda?".
O arrogado vendedor como resposta diz: "Olha, tá difícil, até porque aqui em Imperatriz nem cabaré existe mais, está igualzinha feira livre, para você encontrar o produto procurado, lugares festivos, serestas, reggae, balneários, enfim, onde tem uma muvuca, pode botar a isca".
Com certeza vai encontrar aos montes, mas é preciso ter um "capita", um transporte de quatro rodas, para as primas se alegrarem. Viu!
O comprador ficou fora do prumo, e falou que queria comprar o peixe macho da fêmea "tambaqui".
Ah bom! Respondeu o experto vendedor de peixes: "O senhor quer comprar é uma MATRIZ! É esse bicho mesmo. Mas, no momento não tenho, só trago por encomenda".
Trocando em miúdos, hoje a necessidade de ter sempre razão, de compreender e de controlar.
Momentaneamente, um feirante instala um sistema de som com mais de 200 decibéis para animar a feira. O mesmo peixeiro pediu para um seu aliado para pedir para o dono da boate ambulante baixar o som, caso contrário iria terminar dormindo, e perdendo a feira. Fique quieto com uma zoeira dessas!
Causas/efeitos: As adversidades não tornam o homem nem melhor, e nem pior. Apenas os revelam como são.
Malandra é a vaca que já nasce malhada para não fazer academia. E o mercadinho continua; é obra pura das controvérsias.
Tenha um excelente domingo.
Comentários