Desde quando frei Manoel Procópio descobriu este torrão que as etnias aqui habitadas sabiam que o Rio Tocantins tem na sua trajetória enchentes inundações afluxos e das intempéries de alagamentos.
Não obstante, água e fogo são dois gêneros que não respeitam pedidos, rezas e promessa de ninguém. E com este caudaloso curso de água natural corrente não é diferente.
Esse negócio de moradores ribeirinhos desalojados pela subida das águas; isso é dito velho do João sem braço. Já foi falado um milhão de vezes, não sejam teimosos? Vocês não percebem que todo o ano o RIO enche?...
Aliás, todos esses flagelados têm residências próprias na cidade; querem ganhar dividendos em qualquer circunstância... Porque reclamar? Lamentar? Não! Só pensam na ajuda que os Governos e Secretárias Sociais vão lhes obsequiarem?
Na época do Prefeito Fiquene, mandou fazer um levantamento de todos esses necessitados... construiu umas 50 casas e entregou para cada um imóvel para acabar com essa lengalenga.
Um ano depois, já sem enchentes, os beneficiados (os coitadinhos) venderam essas moradias e continuaram mendigar com o mesmo projeto da mesmice anteriormente.
As fluidezes e volumes de águas acontecem em todos os invernos, principalmente na região sudoeste do maranhão... levante o acampamento e chispe daqui! Imagem reflexiva o Porto da Balsa, são os que mais choramingam.
Esses desventurados moradores, sacoleiros, aproveitadores comerciantes, cada um deles dormem pensando no amparo municipal, murmurando sem descrédito em pedir arrego financeiramente e solidariamente, para escorar o "reco-reco" de todas as cheias.
Ainda vai aparecer um "doido" desses e subir no telhado de sua casa e ficar lá, esperando a enchente acabar... sabe pra que? Para aparecer e chamar atenção da sociedade... vozeando: coitado daquele miserável!
("") O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de duvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certeza...
Os órgãos públicos daqui e do estado devia elaborar um "projeto" da construção de uma embarcação com o timbre "BARCA DAS SANGUESSUGAS" - em vez de Noé, mas do mesmo modelo com (25 m comprimento, 25 m de largura e 15 m de altura), com bastantes cestas básicas...
E determinar que aqueles que não têm residências próprias; parece que nenhum tem; embarcá-los e descerem de águas-abaixo até quando o RIO TOCANTINS voltar ao seu leito normal... é um custo benefício sem aporrinhação.
Sinceramente! Isto já se tornou num verdadeiro sentimentalismo vicioso essas lamúrias propositadas com os semblantes de falsos indigentes ribeirinhos.
Com a maior boa vontade que tenha o município bancando as idiotices de socorros para meias dúzias de flagelados que se acham inteligentes... vocês têm que respeitar a NATUREZA... já que não se respeitam a si próprios.
Não duvide não! Dentre em pouco há de registrar-se também o impacto da natureza sobre a sociedade... pelo jeito como as coisas estão acontecendo - é de se esperar.

Quaresma: Tempo para pensar... bom proveito e um feliz final de semana.