A família Bandeira, na pessoa de seu patrono cognominado de Olímpão, com sua Confraria – bem-agradecido - pela cumplicidade do notável Ildon Marques, em homenageá-lo com jantar para este imperatrizense de 93 anos idade e estendido aos demais convidados.
Tudo isso representa uma história e com reciprocidade provida destes dois cidadãos incomuns; que fizeram da virtude o objetivar de uma amizade sem interesses subalternos.
Todavia, como primogênito da linhagem familiar tradicional referendada, não deixaria de elevar nossos agradecimentos, não importando a distância, e sim a atenção e o respeito ora demonstrado pelo aliado amigo com esta distinção de cordialidade.
O agraciado está vivendo quase um século de subsistência, fazendo de sua vida um enredo simples e pautado na dignidade, na honradez e no cumprimento do dever como cidadão, pai e conselheiro.
O trabalho laboral de sua efetividade marcou muitas das vezes, sinais como a face tostada pelo sol e as mãos calosas pelo cabo do remo – quando pescava – com propósito de complementar o sustento familiar.
O Departamento Nacional de Endemias Rurais (DENERU) foi seu primeiro e único emprego, ora aposentado, no exercício da erradicação da malária na região ribeirinha do colossal Rio Tocantins.
Na montagem da confraria, diante de muita circunstancias e/ou controvérsias de não ter nenhuma iguaria para tira-gosto... Eram os pontos de interrogações de seus seguidores... alcunhada de “Bico Seco”.
Com o ambiente já proporcionado, um dos primeiros confrades foi o Dr. Sergio Godinho, pelo qual o agraciado mor tem uma grande admiração e respeito – platonicamente se conquistaram.
Sempre e atualmente, o recinto do passatempo é frequentado por médicos, advogados, jornalistas, professores, contabilistas, empresários, comerciantes, aposentados e políticos... todos bem assistidos e cortejados pelo mister chef Mauro Wanderley.
As imagens conservadas na memória que por lá passaram Presidente da República, Senadores, Ministros, Prefeitos, Deputados Federais, Estaduais e Vereadores, deleitando com este distraimento.
No momento de reflexão e in memoriam, estendam-se nossas lembranças aos confrades que nos deixaram saudades como Roberto Gelobom, Cleonir, Júnior Bob, José de Sousa, Luís Brasília e Washington, que espiritualmente estejam presentes.
A família é altamente consciente de que nosso PAI vive dois momentos de sua vida - primeiro: sua paz interior, o domínio que sempre deteve com seus subordinados, impondo e estruturando o caminho que se devia seguir, diante dos ventos corridos no passado e no presente.
Segundo: sua CONFRARIA, o “balsamo” com propriedades curativas, que oferece, hoje, nos seus finais de semana, trazendo vigor, força, energia, ao ponto de prosear, com o peso da idade que carrega sobre seus ombros cansados.
Caro Anfitrião...
Não faltará oportunidade para que possamos, com ação do tempo, louvar genuinamente a relevância e o valor indiscutível que possui, como empresário com seus empreendimentos comerciais, gerando empregos e renda ao município e ao estado...
E como simpatizante político, disseminando sapiência e traquejo, em defesa dos interesses desta grande metrópole, embora uma cidade de heterogeneidade e arroubos inconstantes, quanto ao seu próprio destino.
Ao contemporâneo correligionário... Ser grato é um gesto de espírito, sobretudo que está presente... Ser grato não te fará imune aos problemas, mas irá te fortalecer pelo gesto demonstrado.
Esta foi à forma mais generosa e simples de dizer...
Obrigado a você e a todos!
Nelson Bandeira
Comentários