Há quem sustente a tese de que na natureza tem a zona da libertinagem dos pássaros?!
Hipoteticamente, sim. É de causar estranheza o “au-au” que eles fazem quando estão no cio à procura de uma fêmea.
Exemplificando: o Quero-quero (fêmea) tem a coloração geral cinzento-clara, com ornatos pretos na cabeça, peito, asa e cauda, bico e pernas encarnados.
O Pica-pau (macho) de cabeça e topete vermelhos, a face e garganta creme-claras de cor-de-canela, com a faixa malar vermelha – esses são as características desses dois animais.
O resultado do cruzamento do Quero-quero com o Pica-pau, os seus sexos são distinguidos pelos seus próprios comportamentos – as fêmeas são mais quietas e os machos agressivos.
As fêmeas põem no máximo três ovos. Como na natureza tudo é possível... Não custa nada entender que o Quero-quero (fêmea) venha ter filhotes do belicoso Pica-pau.
Como existem más interpretações, que talvez, encare o nome do filhote como pejorativo que na verdade não tem nada disso.
Consequentemente, procurei consultar um padre bem andado, conhecedor profundo do antiguíssimo, do velhíssimo e do novíssimo testamento; com o sentido de certificação se certos nomes dados aos animais vivos por semelhança depreciativa é pecado?
O Santo Padre asseverou que: esses nomes não têm insinuações nenhuma com pecado e/ou saliência... Esses prenomes são derivados e apropriados com a flora existente.
Neste cruzamento que tratamos momentaneamente, se define de um Quero-quero (fêmea) com um Pica-pau (macho)... E como se dariam os nomes denominados para seus filhotes?!
As alternativas norteiam-se para: “Quero-quero-pica-pau, Quero-quero-pau ou então Quero-quero-pica.” Provavelmente, a biologia poderá elucidar os fatos misteriosos dos nomes dessas aves recém-nascidas.
Até o mundo animal tem seus problemas! Oxalá, se esses pequenos pássaros fossem necessários registrar em cartório, ou seja, tirar as respectivas certidões de nascimentos?... iaiá seu ioiô!
O Pica-pau: é um pássaro muito peralta, ao ponto do Quero-quero (fêmea) cantar para seus filhotes: “Durma filhinhos do meu coração... Não tenha medo do bicho taradão”!
O Pica... É para significar que tem bico forte para furar a madeira e picar troncos de árvores em busca de insetos para se alimentar, tanto o Quero-quero como o Pica-pau degustam da mesma espécie.
(*) Quero-quero vai voando/e esporões vão batendo/Quero-quero quando grita/ alguma coisa está vendo.
Que Deus proteja nossa flora... Tenha um bom domingo!
Edição Nº 15263
Cruzamento de Quero-quero com Pica-pau
Nelson Bandeira
Comentários