Esta presepada veio de Altamira, no Estado do Pará. Quando a visitei acompanhado de um Gen. Reformado aquele 51º Batalhão de Infantarias de Selva. Inclusive, à vista panorâmica dar-se para o Rio Xingu. Por sinal muito aconchegante.
Conversando com um aspirante (oficial) do exército, na ordem hierárquica abaixo do Segundo-tenente...
Nesse vai e vem de casernas; quando ressaltou sua ultima estadia na cidade Manacapuru, limitando-se com o Rio Japurá, região da Amazônia legal.
Com um efetivo bem sobressaído; questionei se existia realmente reciprocidade solidária dos seus subordinados com os superiores? Respondendo que isso é muito relativo. Às vezes a gente fica com o coração magoado, replicou.
Foi quando relatou um episódio acontecido. Este oficial, nascido no Nordeste, cuja região fica situada às margens de Rios. Portanto, admira muito a qualidade de seus peixes, com suas características próprias.
Quando estava servindo as atividades militares, constatou-se abundância de mariscos existentes naquelas localidades de bacias hidrográficas ainda in natura.
Entretanto, desvairou uma vontade de comer uma caldeirada de piranhas vermelhas; como naquele curso de água permanente, tinha grande fartura da espécie...
Pediu para dois recrutas que pescassem uma meia dúzia dessas carnívoras, simplesmente,para fazer um saboroso cozido com leite de castanha do Pará.
Apanhou o lanche e os apetrechos de pescar e sumiram; talvez, chateado em buscar esse tipo de animal, por ter os dentes muito cortantes e de difícil desenlear da rede pescadora.
Com o intuito de magoar o ego daquela autoridade; encheu o barco de vadias encarnadas; frustrando o que foi pedido apenas para matar o desejo de comer aquela iguaria de origem nordestina.
O chefe não se fez de arrogante, não. Olhou para o excesso do pedido; chamaram os dois capatazes, e disse: estão aqui, seis sacos de estopa, ensaque todos os peixes e vão distribuir lá nos bairros da cidade onde estão servindo?
A exclamação brotou logo. Vixe! Lascou! Só deu pra nós? O superior designou uma equipe de sua confiança para acompanhar essa atividade social.
Depois dessas discrições; o oficial especial do comando intimou os intolerantes até seu gabinete para aparar algumas arestas.
Normalmente não se tem ideia dos frutos que a obediência às ordens que recebe é capaz de produzir... O exagero pode indicar um comportamento excessivo, desmedido, ou que é além do necessário.
Como faz alusão o dialeto popular (manda quem pode e obedece quem tem juízo).
Esses dramas sempre acontecem na região Norte de Roraima, Rondônia, Acre, ali pra bandas de Tabatinga sempre patéticas a isso, imitantes e de natureza distinta... Uma vez aconteceu...Mas o pau cantou...
Por sinal aspirante; casca dura usava espinho de mandacaru em vez de palito de dente depois da boia.
É necessária uma dose de um suave corretivo, para fazer do recruta um bom soldado.
Mês de Maio! Consagrado à Maria, mãe de Jesus Cristo... Seja de muita paz e saúde.
Comentários