Existem várias espécies de BOTOS nas bacias dos rios Tocantins e Araguaia – o branco é o mais comum deles.
Antigamente, os profissionais do ramo, daqui, tinham o maior respeito por esses vertebrados; eles que perseguiam os cardumes de peixes, facilitando até o manejo para pescar... Companheiro inseparável.
Estes animais são normalmente solidários. Têm uns 2 metros de comprimento e chega a pesar mais de 100 quilos. Este bicho é considerado um verdadeiro sedutor dentro das águas fluentes dos seus habitat...
Os pescadores faziam festas nas suas margens e praias deste imenso corpo d’águas perene, para celebrar o aniversario de seu grande padroeiro (São Pedro), e o boto arfando como sinal de presença naquele ambiente aquático.
Os artífices da pesca, na ocasião do ato solene, guardava na caixa de isopor a alimentação dos benfeitores botos; quando é notada sua presença, jogavam em sua direção os peixes capturados para seu deguste de maneira usual de ser.
A noite chegava e o pescador com sua canoa o acompanhava até o local designado para atacar os cardumes. Ação conhecida como o estrondo do Boto. Milhares de peixes nadam na flor da água – presas fáceis para serem encurralados e capturados pelas redes e tarrafas.
Quem conhece o majestoso Tocantins, sentido Marabá (PA), a existência de várias praias que decoram qualquer cenário (visual), espaço genuíno para enfeitar o real passeio...
As mais conhecidas: Gaivota, Angical, Sampaio, Dois Irmãos, muita intensas; formadas pela ação do vento ou da água; atraentes como areia num deserto e teu liquido incolor tão perto.
Tive a felicidade de conhecê-las; como também, de vivenciar o ajuntamento dessa espécie, estrondear em grande quantidade sitiados pelos pescadores; cardumes com mais de 32.000 pacus presos – abastecia a cidade e as circunvizinhas por mais de mês...
Fazia um grande aquário circundados com redes de fio grossos, para mantê-los vivos até o final de suas retiradas... Este tipo de ser vivo era o mais desejado pelos seguidores da pesca...
Por ser mais vistoso, gostoso, apreciado por todos, concebidos deste leito d’água que inundava ontem os Estados Goiás e Maranhão – e hoje, continua banhando o Maranhão e Tocantins.
Além de compartilhar com certas aventuras, em que há ou pode deparar-se com perigo, risco ou ameaça... Mas uma coisa é certa: alcançar um desafio gera satisfação pessoal.
Para fechar a cortina desta curtição como hobby... Um pescador de pé de cachoeira, num momento de descontração, soltou essa:
- Ele pescou uma grande piraiba, quando a abriu encontrou na sua barriga uma dentadura humana com um implante de um dente de ouro. Ah! Estou morando dentro de um garimpo!
- Parece história bizarra de pescador, não?
Eh? (...) Agora se sabe por que tem um peixe na nota de cem... Porque dinheiro que é bom, NADA!!
É fim de semana. PROVEITE O SEU!
Comentários