Nelson Bandeira

Geograficamente, sua localização está no sudoeste do Maranhão, banhada pelo caudaloso rio Tocantins, mas os costumes da segunda maior cidade do estado, Imperatriz, continuam provincianos.
Olha que ela já foi muito cortejada, adorada, referendada, ao ponto de deixarem-na despida pelas ações ultrajadas da ganância dos malfeitores do seu destino.
Foi adicionando resultados negativos com a nocividade à sociedade, como a corrida do seu povo para a Serra Pelada, que ainda se ressente da quebradeira da suprema ilusão.
Depois, foi considerada o "Arizona da pistolagem", assombrando todos, ao ponto dos credos celebrarem trabalhos religiosos diuturnamente, objetivando sensibilizar o glorioso Deus para interceder com seu poder de cura e correção - extirpar milagrosamente esta chaga!
Outros encabeçando projeto que já nasceu desmilinguido, querendo fazer da cidade a capital do Maranhão do Sul... Utopia das brabas, que comprovam que suas lideranças não têm votos nem para encher um jacá.
E para acabar de matar, vêm os carros de sons de casas comerciais, convidando para festas, shows, brigas de galo, de touro e tantas outras mesmices. A intensidade de decibéis não é problema para os infratores, não, para o uso dessa comunicação arcaica e obsoleta.
Aqui na Terrinha há vários canais de televisão, rádios, jornais, blogs e ainda se dão ao luxo de exibir esse tipo de som que não respeita hospital, casa de saúde, colégios, igrejas, com a esnobação da estridente potência de zoada possível, como se andasse na casa de ninguém. E o pior, que é!
Fica por isso mesmo, com ou sem documento, funciona do mesmo jeito. E nenhuma providência é ensaiada, porque solução é uma incógnita. Mistério! Enigma!
A desorganização campeando solta; o desrespeito como tônica maior; e a clandestinidade superando os ditames das leis.
Parecidíssimo mesmo com uma corrutela provinciana, que transmite a todos a impotência das autoridades diante desses malfadados problemas.
"Quando o comando demonstrar fraqueza, não tiver autoridade, suas ordens não forem claras e seus oficiais e tropas forem indisciplinados, o resultado será o caos e a desorganização absoluta". (Sun Tzu).