Fui convidado a participar de uma ação como simples voluntário, ou seja, ajudar a transportar (no veículo) vinte alunos da Unidade Escolar Domingos Morais - localizada no bairro “Recanto Universitário”, nesta cidade, para duas clínicas médicas oftalmológicas (avaliação visual), Dr. Afrânio e São Lucas, respectivamente.

E o ROTARY, como uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários e contribuem a estabelecer a paz e a boa vontade do mundo (ponto de vista humano). Filosoficamente, foi uma AÇÃO NOBRE E GENEROSA.

Procedimento e atitude como estes deveriam servir de exemplo para tantas outras instituições que estão imbuídas do mesmo objetivo de solidariedade guardada a sete chaves e escondida de conhecimento para o mundo profano.

Algo me chamou atenção quando transportava cinco crianças e uma professora do colégio, responsável pelos menores estudantes.

No trajeto a meninada vinha conversando entre si, e dos cincos somente um disse conhecer o centro da cidade; os demais estavam vendo e conhecendo pela primeira vez. É doído ver tolhida essa ansiedade, tão inocentes.

Por aí, tira-se a dimensão das necessidades que norteiam esses bairros periféricos de Imperatriz. Realmente, precisa se fazer alguma coisa para tirar essas crianças desses cativeiros humanos.

Tudo pra lá é difícil, sem ônibus, ruas maltratadas, sem arborização, poeira e calor – é uma vida para o futuro, se continuar assim, sem perspectiva para essa juventude em formação.

Proporcionar: dar a (alguém), a oportunidade de (algo), promover, propiciar... que as instituições sociais e filantrópicas, foram criadas e estabelecidas para essas finalidades, façam, saiam dos templos, das igrejas, dos terreiros, para oferecer gratuitamente essas prestações de serviços.

Essas organizações, associações, agremiações, se houvessem realmente delas predisposições em trabalharem em cima das carências (infantis), bastava que cada uma adotasse a unidade estudantil das zonas periféricas da cidade.

No que tange a saúde, alimentação escolar, esporte e lazer -  isso é dever do município, do estado e da União – são, só que não fazem, vivem num verdadeiro abandono social. Mostram-se incompetentes para tanto... e/ou então, debocham das situações!

A logomarca do ROTARY, pelo que assisti, prova o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir. Portanto, sua diretoria, presidente e demais membros rotários, estão de parabéns pela ação demonstrada.

Para que essas coisas aconteçam, é preciso que estejam imbuídos num verdadeiro estado de espírito, ânimo e disposição.

Que realmente o coletivo deva ter o profundo amor à humanidade, desprendimento, generosidade pra com outrem; caridade é o insubstituível ingrediente dessa consequência.

O predicado humanitarismo sem caridade não passa de nome.

Que Deus iluminem a todos os ROTARYANOS de Imperatriz pelas boas ações contemplativas.

Sonhe! Sorria! O mês é propício... tenha um ótimo domingo.