(“”) Padroeira e Fundadora da cidade. Sua imagem foi trazida pelo Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, chegando aqui em 16 de julho de 1852.
Celebram-se no dia 15 de outubro o encerramento dos Festejos alusivos e consagrado a SANTA TERESA D’ÁVILA, com a tradicional procissão fluvial.
165º Festejo está chegando: a hora de cantar o hino de nossa Padroeira na itinerância espiritual e festiva de outubro de 2017.
Ah! Como seria bom se a população de Imperatriz não tivesse a descrença religiosa - para que comemorasse com a reminiscência reverenciosa e reconhecendo o grande valor simbólico e histórico deste lugar. Seria uma dádiva!
Do lado de cá, também, não tem uma transmissão oral de cultura de geração para geração – muitos não sabem nem o nome da Padroeira da localidade. Falta difundir-se neste aspecto.
A dessemelhança social desta região é muito grande. A heterogeneidade é diversa. As naturalidades de todas as matizes, que fizeram desse ENTRONCAMENTO uma comunidade de pouca distinção quanto à história cronológica dos tempos e dos fatos.
Mas a sociologia exemplifica quanto às relações sociais, não permanece a mesma por muito tempo. Basta quem conheceu estas festividades comemorativas quando Imperatriz engatinhava... era de modo rústico, tosco e rudimentar.
A tendência de hoje, proveniente de fenômenos descritos de pessoas que migram até então, as condições e/ou as formas de vida da sociedade. – é uma verdadeira metamorfose.
É por esse e demais desníveis de linhagem coletiva que faz dizer que nesta terra, ainda, não tem tradição nem de SANTO.
A Igreja Matriz construída por motivos simbólicos como legados para homenagear uma figura ilustre e que tenha um significado relevante... entender o passado, é importante para a compreensão do presente.
Portanto, a partir do dia 06 até o dia 15 de outubro, participe dos festejos dedicados a Santa Teresa D’Ávila, precursora e patrona de nossa cidade.
Depois de canonizada pelo papa Gregório XV e Paulo VI lhe conferiu o titulo de Doutora da Igreja, e sua festa é recepcionada no dia 15 de outubro.
Convidamos a todos: para fazerem-se presentes nas comemorações pertinentes à grandeza de seu nome e pelo engrandecimento religioso de Imperatriz.
Finalizando com sua oração...
“Nada te perturbe, nada te amedronte, tudo passa, a paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta”.
Um bom festejo a todos!
Comentários