Eu comentei na semana passada, depois de ver o Moto jogar pela primeira vez no segundo turno da Copa União, que esse time do “Papão” foi o pior que já tinha visto em todos os tempos. O resultado está aí: perdeu para o São José por 2 a 0, caiu para a sexta colocação e está em situação difícil. Para ainda sonhar em se classificar para a semifinal, o Moto terá de vencer os seus próximos adversários – Bacabal, fora de casa, e o clássico contra o Sampaio, na última rodada da primeira fase. Com a derrota, o treinador Oliveira Canindé entregou o cargo ainda no vestiário e voltou para o Ceará. Segundo informações, Oliveira Canindé foi contratado pelo Icasa para a temporada de 2012.

Jogão

Quem não assistiu a Brejão x Tuntum, pela ida da semifinal do Copão Maranhão do Sul, no último domingo, perdeu um grande jogo. Embora o Brejão tenha vencido por 3 a 0, Tuntum vendeu caro a derrota. A partida de volta será realizada dia 27, agora em Tuntum. A seleção de Tuntum vai precisar vencer por uma diferença de 4 gols para ficar com o título. Brejão poderá perder por dois gols ou empatar, que conquista o título inédito. Mesmo com os jogos pela TV, o público lotou o Cruzadão.

Apenas um minuto

O brasileiro Júnior “Cigano” dos Santos conquistou o cinturão dos pesos-pesados do UFC, nesse sábado, ao derrotar o mexicano-americano Cain Velásquez por nocaute, em apenas 1m04s de luta, em Anaheim, EUA. Ele se tornou o primeiro representante do país a deter o título absoluto da categoria – seu “padrinho”, Rodrigo Minotauro, foi campeão interino dos pesados. Foi sua 14ª vitória em 15 lutas na carreira e a primeira derrota de Velásquez em 10 combates no seu cartel. Considerado a “zebra” da luta, Cigano entrou, como de costume, sob o tema do filme “Rocky, o Lutador”, cujo personagem principal também entrava nos ringues desacreditado. Velásquez, por sua vez, entrou celebrado ao som de um “mariachi”, música típica do México. Ao ser apresentado, Júnior foi muito vaiado, mas manteve a expressão séria. O mexicano-americano, por sua vez, se mostrava tenso, mas concentrado e preparado para a batalha.

640 torcedores

Realmente, os horários de jogos pelas competições do futebol maranhense precisam ser revistos para que os clubes não acabem de vez. Os dirigentes - que entra ano sai ano metem as mãos nos bolsos para pagar as contas com despesas de competições mal elaboradas e que não têm prêmio financeiro no final - não aguentam mais. Vejam os senhores. No último domingo, em uma rodada dupla que teve a participação de dois grandes (Moto e Maranhão), apenas 640 torcedores foram ao Nhozinho Santos. No mesmo horário, estavam sendo exibidos jogos pelo Brasileirão em sua reta final. A bem da verdade, nossos clubes não estão também contribuindo para que o torcedor volte aos estádios, pois as atrações não existem, mas mesmo assim era para a situação estar melhor. Alguma coisa precisa ser feita, e urgente.

Sem efeito

Na verdade, até agora, não surtiram efeito técnico nem financeiro os retornos de grandes jogadores maranhenses aos seus clubes de origem. Casos de Arlindo Maracanã e Lenilson, no Sampaio; Kleber Pereira e Abuda, no Moto; Lindoval, no Imperatriz, entre outros. Até comentei que estava vendo com bons olhos o retorno dos grandes jogadores maranhenses à sua terra e aos clubes que os lançaram no mundo do futebol, mas até agora não surtiu efeito o investimento feito pelos dirigentes, principalmente no que se refere a público. Kleber Pereira fracassou junto com o Moto, Arlindo Maracanã está até sem jogar em função de uma contusão e Lindoval não disse a que veio.

CURTINHAS

Com o prenúncio do início da temporada de 2012 já em janeiro, seria de bom alvitre que os dirigentes do Imperatriz iniciassem conversações para investimentos no clube//////Tem aí a Suzano, uma grande empresa multinacional que está investindo na região////////Será que algum dirigente do Imperatriz já foi até lá?////////Quem não é visto não é lembrado, já diz o ditado//////////Portanto, mexam-se///////Mesmo com todas as dificuldades financeiras, o presidente Carlos Eduardo fez a sua parte////////////O time ficou em terceiro no estadual e foi vice-campeão do primeiro turno da Copa União////////Agora é o lanterna do segundo turno, mas o certo é que foi feito o trabalho dentro das condições financeiras impostas///////Agora, cá para nós, com o teto salarial imposto pelo Imperatriz este ano, não vai ter time para chegar a lugar nenhum////////Tem de melhorar o salário, buscando investimentos, para melhorar também o nível técnico.