O secretário de Esporte e Lazer do Município de Imperatriz, Neto da Ampere, discutiu, na terça-feira passada, um projeto que visa o esporte nas favelas. Neto da Ampere, com toda a sua equipe, reuniu-se com a presidente da Central Única das Favelas (CUF), Viviane Oliveira, e discutiram o assunto. A ideia é realizar torneios em locais mais afastados do centro e dos bairros mais próximos, considerados favelas. O projeto será lançado em breve. É mais uma iniciativa da Secretaria de Esportes, que no início do mês apresentou o projeto Esporte Sem Drogas, que também será lançado nos bairros.
Formatura
A Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF), através do seu presidente, Marcelo Filho, convida para a formatura de novos árbitros, solenidade que acontecerá hoje, às 19 horas, no auditório da Federação Maranhense de Futebol (FMF). O que se espera é que esses novos árbitros que receberão o certificado de conclusão do curso sejam realmente o que todos esperam deles. Quando com o apito na boca, não enxerguem apenas o time do seu coração. Espera-se que sejam árbitros despojados de quaisquer atos de vaidade e que sejam realmente dignos; que não se espelhem em alguns árbitros que já estão por aí e não estão sabendo diferenciar o joio do trigo.
Desastre
Eu costumo dizer, e os exemplos estão aí mesmo, que todo craque não se dá bem quando se mete a ser treinador. Alguns até nem se enveredaram por esse caminho, casos, por exemplo, de Pelé, Tostão, Rivelino, Gerson, o Canhotinha, em relação aos mais velhos, e atualmente os mais jovens, como Júnior Capacete e Leandro, só para exemplificar. Alguns que se enveredaram por esse caminho não foram muito longe, como Zico, Renato Gaúcho,
Zé Sérgio, entre outros. Alguns desses são bons comentaristas, outros nem para isso serviram, pois quando falam em um microfone, as abobrinhas logo são ouvidas. Querem um exemplo? O Pelé, nessa semana, disse que o treinador Luiz Felipe Scolari deveria ter o time do Corinthians como base da seleção. Uma abobrinha e tanto de quem foi um gênio com a bola nos pés, mas um desastre quando fala em um microfone. Comentário de Felipão a respeito do que disse Pelé: “Não sei o que o Pelé quis dizer com isso. Acho que ele deve ter algum amigo no Corinthians”.
Bem
Por outro lado, técnicos que foram jogadores de futebol, mas que não foram gênios, como os citados acima, se dão bem como treinadores. Exemplos: Vanderlei Luxemburgo, que jogava de lateral esquerdo e era reserva de Júnior no Flamengo; o próprio Felipão, que era zagueiro e o maior time em que já jogou foi o Criciúma; Nelsinho Batista, um meia de qualidade que jogou em grandes clubes; e Muricy Ramalho, que também foi um meia de qualidade. Todos esses exemplos são de jogadores que quando jogavam tiveram uma boa qualidade, mas jamais chegaram a ser gênios do futebol. Mas são excelentes treinadores, com vários títulos conquistados e com passagens pelo exterior. E existem outros exemplos por aí no futebol brasileiro.
CURTINHAS
O time dos Amigos do Zico, que reúne vários ex-craques do futebol brasileiro, incluindo ele próprio, fizeram a festa na noite de quarta-feira em São Luís//////////O Castelão ficou colorido com os torcedores vestindo camisas dos grandes clubes do Brasil, notadamente o Flamengo//////////Os Amigos do Zico venceram a Seleção Maranhense, que teve Kleber Pereira, por 5 a 1//////////O Galinho de Quintino fez um dos gols e Kleber Pereira marcou o gol maranhense////////////Após mais uma atuação ruim, o Vasco somou sua segunda derrota consecutiva na Taça Rio e ficou em situação complicada na busca por uma vaga na segunda fase/////////Diante do Nova Iguaçu, o time de São Januário foi derrotado por 2 a 0 e não mostrou poder de reação contra um adversário inferior////////////Os jogadores estão tentando saber qual o motivo desse momento ruim do Grêmio da Cruz de Malta//////////Na verdade, o único grande que convenceu até agora no Rio foi o Botafogo, que goleou o Quissamã por 4 a 0 na estreia da Taça Rio/////////O Flamengo e o Vasco foram derrotados e o Fluminense venceu o Audax por 1 a 0, mas não convenceu//////////O Fluminense ainda não jogou bem este ano/////////Está vencendo em função da condição técnica dos seus jogadores.
Edição Nº 14659
Sedel e CUF
Dema de Oliveira
Comentários