Mesmo antes de ser anunciado, o campeonato maranhense da série B, já está criando polêmica. O Moto através do seu presidente Roberto Fernandes, quer que a FMF cumpra o que foi registrado em ata, na primeira reunião que aconteceu em fevereiro, para discutir a segundona 2013. De acordo com a ata, as equipes participantes do Campeonato Maranhense Série B dessa temporada, deveriam ter se regularizado junto à FMF até o dia 14 de abril e só poderiam participar equipes  profissionais que tivessem disputado competições oficiais nos últimos cinco anos.
Diante da possibilidade da FMF não cumprir o que foi alvo de acordo, o presidente do Moto Roberto Fernandes, não descarta a possibilidade de acionar a justiça, para fazer valer o que foi definido e que consta em ata. A FMF estendeu as inscrições até o dia 30 de abril, terça-feira. E também a entidade não estaria levando em consideração e está realizando inscrições de equipes que não participaram de competições oficiais nos últimos cinco anos.

Julgamento
Hoje acontece o julgamento do recurso que foi impetrado pela equipe de futebol soçaite da Prefeitura Municipal de Imperatriz, contra a equipe da Vidrolar. A PMI alega que a equipe da Vidrolar, escalou um jogador sem a devida regularização. Depois de três fases, somente agora apareceu um problema no Torneio do Trabalhador. Esse problema é uma faca de dois gumes. Com uma das melhores equipes da competição e que chegou a semifinal com a bola rolando em campo, seria pouco provável que a Vidrolar escalaria um jogador sem estar devidamente regular. Por outro lado, seria muita incoerência por parte da equipe da PMI, pagar para dar entrada em um recurso se os dirigentes da equipe não soubessem o que estão fazendo. A comissão de disciplina que é composta por desportistas idoneos e já calejados nesse mister de julgar é que vai decidir sobre a questão. Que tem razão, vamos ficar sabendo hoje. E seja lá com Vidrolar ou PMI, a competição tem de seguir.

Agitado
Li comentários de blogueiros de São Luis, entre eles do jovem Bruno Alves, de que a queda de Meinha, foi por pressão da torcida, que deixou o tranquilo presidente maqueano Antonio Macêdo, agitado ao ponto de demitir o treinador via imprensa logo após o término do jogo contra o Cordino, que acabou empatado em 1 a 1. O Meinha é um treinador falastrão e tem uma filosofia de jogo, dificil até de se entender. Defensor ferrenho de jogar sempre com trêz zagueiros, Meinha vinha desperdiçando o jogo de um dos melhores volantes do futebol maranhense, o Tica, posicionando-o fixo pelo lado esquerdo da defesa do MAC. Meinha costuma definir sistemas tático confusos, como essa de colocar Tica de praticamente lateral esquerdo. Vinicius assumiu e já mudou. Colocou na esquerda um lateral nato e um excelente jogador o Luis Jorge, inclusive parente de Tica e definiu o MAC, como um time normal, o que não vinha ocorrendo quando era Meinha o treinador.

Invenção
No futebol não pode ter invenção. Treinador que inventa sistemas táticos e vivem fazendo improvisações quando da escalação dos seus times, a tendência é não dar certo. Lembro muito bem que apareceram treinados com invenções no futebol e que acabaram não dando muito certo na profissão. Lembro-me por exemplo do finado Claudio Coutinho, que revolucionou o mundo com o tal de Overlap ou overlapping, que é um jargão do mundo futebolístico, que tanto pode ser um nome para o drible da vaca ou meia-lua, como também pode ser uma jogada em que o futebolista passa a bola para um colega da mesma equipe situado próximo à linha lateral e corre para a grande área receber um passe ou cruzamento do colega que outrora recebera o passe. Cláudio Coutinho, técnico da seleção brasileira de futebol da Copa de 1978, costumava empregar estrangeirismos, dentre eles, o overlapping. Mas que não deu certo, haja vista que o Brasil não foi o campeão mundial em 78. As estratégias e sistemas táticos no futebol, têm de ocorrer naturalmente, como ocorriam na época dos grandes craques do futebol brasileiro, como Didi, Garrincha, Pelé, Gerson, Clodoaldo, Rivelino, e outros. Dizem que Vicente Feola, dormia no banco de reservas, porque tinha a certeza que a seleção brasileira venceria. Distribuia as camisas e os jogadores faziam o resto, sem sistemas táticos mirabolantes e dificeis de serem entrendidos.

CURTINHAS
Uma pena, que tenha aparecido esse recurso da PMI, porque o Torneio do Trabalhador vinha acontecendo normalmente////////// Mas a impetração de recurso no futebol é um fato normal e aí vai caber a Comissão de Disciplina, decidir quem tem razão///////O que se espera é que quem perder, que não estenda mais o problema//////////Lembro-me muito bem, que tem uma edição do Torneio do Trabalhador, que se encontra sub-judice até hoje//////Em função da grande procura, o Copão Maranhão do Sul dessa temporada, pode ser um dos maiores em termos de participantes/////////Já aconteceu a primeira reunião para tratar da competição e outras duas já estão marcadas para os 3 e 27 de maio//////////A competição está marcada para começar no dia 20 de Julho//////////A abertura será na cidade de Vila Nova dos Martírios.