Todo mundo sabe de minha preferência quando se fala em um clube de futebol e não vou repetir. Mas, como cronista esportivo, não posso e não devo ser parcial a ponto de não reconhecer que o título de campeão carioca de futebol 2014 está em boas mãos. O Flamengo foi o menos ruim e ficou com o título merecidamente. Não cabe a mim discutir se o lance do gol de empate do rubro-negro carioca foi assim ou assado. Se o árbitro não deu impedimento, é porque o gol foi válido e agora não adianta chorar. Foi um jogo duro, disputado palmo a palmo, o Vasco fez 1 a 0 de pênalti muito bem marcado, mas o Flamengo foi lá e empatou com gol do maranhense Márcio Araújo, para mim um dos melhores em campo. Agora, só ano que vem. E parabéns aos flamenguistas.

Erros de arbitragens
Mesmo não entrando no mérito da questão quanto ao gol de empate do Flamengo contra o Vasco nesse domingo, tem-se de admitir que erros de arbitragens nos estaduais deste ano foram inúmeros. O do Campeonato Carioca, por excelência. Acho que está na hora de ser feito um trabalho de qualificação, mais precisamente na questão psicológica, para que o árbitro perca essa falta de coragem quando é para decidir. A arbitragem brasileira está uma vergonha nesse caso e precisa melhorar. É por isso que nos dois jogos da final do Campeonato Mineiro, os dirigentes de Cruzeiro e Atlético trouxeram árbitros de fora. Na decisão do Paulista, antes de sofrer a penalidade máxima, Cicero estava impedido.

Regularização
Nenhum árbitro maranhense, entre eles o imperatrizense Ranilton Oliveira Sousa, participou de sorteios para a primeira rodada do Brasileiro Séries A e B, que iniciam no próximo fim de semana. Os árbitros maranhenses faltam entregar na Comissão Nacional de Arbitragens certidões negativas do SPC e Serasa. E se esses documentos não forem entregues até esta semana, os maranhenses continuarão fora dos sorteios.

Reclamando
Os jogadores do Imperatriz continuam reclamando que até agora ainda não receberam o que têm direito. O pior de tudo é que, segundo eles, a diretoria sequer entrou em contato para falar pelo menos quando é que poderá quitar o débito. E já teve jogadores que entraram na Justiça do Trabalho e outras ações poderão vir por aí.

Sexta-feira
O Sampaio vai estrear no Campeonato Brasileiro da Série B na próxima sexta-feira, no Castelão, contra o Paraná Clube. O time boliviano já tem todos os jogadores recém-contratados como reforços em condições de jogo. É importante iniciar a competição com uma vitória para que o grupo ganhe moral, principalmente porque vai começar a competição em casa.

CURTINHAS
Dizem que o Vasco parece um político local: só sai vice///////Essa onda aí de racismo aconteceu também na Espanha///////Neymar foi a bola da vez/////////Anormal a derrota do Grêmio para o Internacional por 4 a 1, na decisão do Gauchão////////Enderson Moreira está com a corda no pescoço///////////Dorival Ghidoni Júnior, conhecido como Doriva, é o atual campeão paulista como treinador do Ituano///////////Doriva teve de abandonar o futebol aos 35 anos, quando foi diagnosticado com um problema cardíaco//////////Além de ter sido campeão do mundo pelo São Paulo de Telê Santana, disputou a Copa do Mundo de 1998, em que o Brasil perdeu para a França de Zidane na final////////////////Outro campeão do mundo pelo São Paulo, Juninho Paulista, é o presidente do Ituano.