Com a chegada do treinador Celinho, a movimentação no Imperatriz está muito grande. Dirigentes voltaram a reunir-se com o treinador na tarde de ontem, quando tudo foi sacramentado a respeito do time do Imperatriz para 2013. Nomes foram colocados na mesa do diretor executivo Cândido Madeira. A definição está sendo mantida em sigilo, como sempre tem de ser feito, para não despertar a atenção dos concorrentes. Celinho retornou a São Luís na noite de ontem e tem volta definida para o dia 6 de janeiro. No dia 7, o início das atividades.

Observação
A princípio, o trabalho de Celinho e dos seus auxiliares será de observação de jogadores da região. Depois, com o time já montado, os treinos propriamente ditos deverão iniciar para valer dia 14 de janeiro. Celinho, quando de sua chegada a Imperatriz, ainda no Aeroporto Prefeito Renato Moreira, disse que quer um time forte para que o Cavalo de Aço retorne às competições em nível nacional. A última que o Cavalo de Aço disputou foi a Copa do Brasil de 2008, em disputa com o Sport Recife, e não passou da primeira fase. Empatou no Frei Epifânio e perdeu por 4 a 1 na Ilha do Retiro.

Eliminou o Sampaio
Celinho chamou a atenção no cenário local do futebol ao levar o modesto Viana para a decisão do primeiro turno do Campeonato Maranhense desta temporada, após eliminar na semifinal o Sampaio Corrêa. Apesar de não ter tido êxito no Estadual, porque terminou na terceira colocação, o técnico lembra que ficou na frente do MAC em número de pontos. “Apesar de termos perdido a final do primeiro turno para o Maranhão e terminado em terceiro lugar na competição, na contagem geral ficamos sete pontos à frente do MAC e apenas quatro atrás do campeão Sampaio”, destacou. Com 39 anos, um dos mais novos treinadores do Brasil, Celinho tem tudo para ser o maior técnico da história do Imperatriz, sobrepujando até mesmo o campeão maranhense Pedrinho Rocha.

Torneio do Trabalhador
O Torneio do Trabalhador de 2013 pode ser o maior de todos os tempos, tanto na questão do número de participantes como também tecnicamente, já que várias empresas que chegaram na cidade, entre elas a Suzano Papel e Celulose, estão apenas esperando as inscrições serem abertas para se inscreverem. Por falar nisso, as inscrições para a competição estarão abertas a partir do dia 2 de janeiro, próxima quarta-feira. O encerramento das inscrições será dia 21 de janeiro, data em que também acontecerá o Congresso Técnico.

“Guerra”
Está definitivamente declarada a “guerra” entre o presidente da Liga Imperatrizense de Futebol (LIF), Esmeraldo Júnior, e o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF), Marcelo Bispo Nunes Filho. Na verdade, Junão pegou pesado quando da confraternização dos árbitros, cobrando em público de Marcelo Filho a respeito de escalações de árbitros de Imperatriz nas competições estaduais. Marcelo se retirou com a esposa que, segundo me disseram, até chorou. Nesta questão toda, como a coluna já disse anteriormente, existe uma divisão. Tem árbitros de Imperatriz que estão do lado do Marcelo Filho, que já prometeu retaliações. Pelo que conheço da peça, os árbitros de Imperatriz podem ficar com as barbas de molho, pois vem chumbo grosso por aí. O que se espera é que eles (os árbitros) não sejam os prejudicados pela “guerra” entre as duas autoridades do futebol.

FMF na parada
Caso isso ocorra, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) vai ter de entrar na parada e resolver essa pendenga, para que os árbitros não sejam prejudicados. Ainda bem que temos por aqui um dos vice-presidentes da FMF, Walter Lira, que pode e deve interceder no caso.

CURTINHAS
“Sim, nós podemos muito, principalmente quando juntamos as mentes, os espíritos, as experiências e a vontade de fazer”/////////Texto da mensagem de fim de ano que o chefe da Assessoria de Comunicação do Município, Elson Araújo, está distribuindo aos amigos/////////Goleiros já veteranos, Baby e Eric, este último do Baraúnas, que disputou a reta final da Série D pelo Baraúnas, são os nomes para defender o Imperatriz em 2013///////Fagundes, Jackson e Café, do time da Copa União, também estão na lista de Celinho/////////Esses jogadores têm propostas do próprio Balsas, pelo qual foram campeões da segunda divisão e de um clube do Piauí.