Campeão
O Palmeiras, com a vitória sobre o Vasco, ficou com o título do Brasileirão de 2018. Com os títulos de torneios em nível nacional, como o Roberto Gomes Pedrosa, o tradicional Rio/São Paulo, entre outros, que foram incorporados aos títulos do Brasileirão, o Palmeiras tem a denominação de decampeão brasileiro. Acho justo, porque a CBF deu esses títulos não foi somente para o Palmeiras, como também aos demais que os conquistaram. De parabéns o Palmeiras e os palmeirenses pelos títulos.

Última rodada
Mas o Brasileirão ainda não terminou. No próximo domingo, 2 de dezembro, com os jogos sendo realizados no mesmo horário, 16 horas, será realizada a 38ª e última rodada da competição. Além de Palmeiras, estão definitivamente no G-4 Flamengo e Internacional, que entram diretamente na Libertadores. Grêmio e São Paulo estão garantidos no G-6, enquanto os dois atléticos, Mineiro e Paranaense, brigam pela outra vaga. O Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, também está garantido na fase de grupos da Libertadores.

Acirrada
No que se refere à turma de baixo, Fluminense, Vasco, Chapecoense, América Mineiro e Sport vão brigar para não cair. Vitória e Paraná já estão rebaixados, independentemente dos resultados da última rodada. Os que caírem da primeira divisão darão vaga para Fortaleza, CSA, Goiás e Avaí, que subiram para a Série A em 2019. O CSA está na elite após 31 anos nas divisões de acesso.

Perdeu
O Sampaio perdeu na despedida da Série B 2018 e não encerrou o Brasileiro como Marcinho Guerreiro queria, ou seja, com uma vitória e com mais dignidade. A novidade no Sampaio é apenas a permanência do treinador Guerreiro e sua comissão técnica e o anúncio do início da pré-temporada para o dia 10 de dezembro. Além de Sampaio, foram rebaixados para a Série C Paysandu, Juventude e Boa Esporte. Essas equipes serão substituídas por Operário-PR, Botafogo-SP, Cuiabá e Bragantino.

Série C
A Série C do Campeonato Brasileiro do próximo ano vai ser uma competição disputadíssima. Grandes clubes vão disputar o campeonato, entre eles Santa Cruz, Náutico, Paysandu, Remo, Luverdense, entre outros, que já têm experiência de séries A e B. Quem não fizer um grande time vai ficar no meio do caminho e quatro voltarão à Série D. Esperamos que o Imperatriz não esteja nessa lista no fim da temporada de 2019.

Vergonha
Uma vergonha o que está acontecendo no futebol argentino, com torcida impedindo que Boca e River Plate façam a grande final da Libertadores. Se isso fosse no Brasil, o mundo se acabava. A Conmebol está desmoralizada e já está estudando a possibilidade de que a decisão das próximas Libertadores seja em campos neutros, inclusive a deste ano, que definitivamente, não tem condições de ser realizada na Argentina.

CURTINHAS
Pelo menos no que se refere à classificação, o Brasileirão deste ano está terminando como se previa, com Palmeiras campeão, principalmente depois que o Felipão assumiu, Flamengo vice e assim por diante***O que está sendo visto é que a onda de novos técnicos, pelo menos na questão do campeão e vice, não deu certo, porque precisou os mais velhos assumirem para que tudo isso esteja acontecendo***Quem vai tirar onde agora são os técnicos veteranos, como Felipão, Dorival Júnior, Mano Meneses, Renato Gaúcho, que colocaram as suas equipes na Libertadores do próximo ano***Os jogos da quinta rodada da primeira fase da Copa FMF foram adiados para quinta-feira (29)***No futebol, sempre acontece o improvável, como as vitórias do Servilha sobre o Backs e Flamengo sobre o Ferrari, por 3 a 1, no fechamento da fase de ida das quartas de final do Campeonato Imperatrizense***O Servilha foi o último colocado e o Flamengo sexto na classificação geral, e venceram o primeiro e o terceiro colocados, respectivamente***Antes, o Imperatriz se classificou em 7º, venceu o Cruz Azul, o segundo, por 4 a 0 e eliminou a partida de volta***Nenhuma das equipes melhores colocadas venceu as partidas de ida, já que o Distribuidora Mila, quinto colocado, venceu o Pipes, quarto colocado, por 1 a 0.