Jogos de hoje

Campeonato Brasileiro Série B – 36ª rodada
19h15 – Vila Nova x Figueirense – Serra Dourada 
20h30 – Juventude x Ponte Preta – Alfredo Jaconi
20h30 –Boa Esporte x Brasil Pelotas – Dilzon Melo
21h30 – Coritiba x Goiás – Couto Pereira 

O mesmo
A não ser a volta do Pinheiro à elite, nada mudou no Campeonato Maranhense, que em 2019 terá as mesmas regras e logicamente os mesmos prejuízos aos clubes, que pagam para jogar. Não se ouviu falar nada quanto a patrocínios para aumentar a renda dos clubes e dar ao campeão e ao vice uma compensação financeira por ter sido os melhores. Tá na hora de mudar em busca de melhores dias na questão financeira para os clubes maranhenses. Pagar para jogar e no fim do campeonato receber apenas uma taça de qualidade duvidosa, não tem mais condições.

Doze datas
Este ano foi a Copa do Mundo e ano que vem será a Copa América, que apertou o calendário e, por isso, os estaduais, incluindo o Maranhense, terão apenas 12 datas para serem realizados. Portanto, a forma de disputa do Maranhense 2019 é a mesmo deste ano. Um turnão com jogos apenas de ida, com todos jogando entre si e os quatro melhores pelo índice técnico classificam-se diretamente para a semifinal. Aí sim com jogos de ida e volta, até a final. O último colocado na primeira fase será rebaixado.

Frei Epifânio
E, pelo segundo ano consecutivo, o Frei Epifânio vai receber a abertura de um Campeonato Maranhense. Em 2019, o Cavalo de Aço vai abrir a competição contra o Santa Quitéria, às 19h15, dia 19 de janeiro, um sábado. Este ano, o Imperatriz abriu o estadual dia 20 de janeiro, contra o Moto, e o jogo terminou empatado por 2 a 2. Os gols do Imperatriz foram marcados por André Penalva, ambos de cabeça. André ainda colocou uma bola na trave, com um chute da intermediária.

Calendário
A CBF discute a mudança do calendário para 2020, cuja finalidade é a de acabar com o conflito de seleção e times. Reunião ocorrida na sede da entidade teve a presença do representante da Associação de Futebol da Argentina-AFA, e a discussão foi reforma geral no calendário sul-americano do futebol para 2020. Unificar jogos da Libertadores e Sul-Americana nas mesmas datas é um dos pontos. O calendário de 2019 já está definido com Copa América no Brasil, um Brasileirão espremido e de novo o conflito entre seleção e times, que é visto pela CBF como longe do ideal.

Boa vantagem
O Atlético Paranaense deu um grande passo rumo à final da Sul-Americana, ao vencer o Fluminense na noite de quarta-feira, por 2 a 0. E pelo que o Flu jogou no segundo tempo, acho até que ficou barato e se não fosse o Júlio César, poderia ter sido pior. Pelo time do Fluminense, de qualidade muito abaixo da grandeza do clube das Laranjeiras, acho que a vaca já foi para o Brejo e por mais sinal positivo que os torcedores do Tricolor Carioca possam dar, dificilmente acontecerá classificação, mesmo que seja no Maracanã. Qualidade é essencial em um time de futebol que quer chegar a algum lugar. Se no futebol globalizado de hoje, em que os que tem qualidade sofrem para chegar, avalie os que não têm.

CURTINHAS
Os torcedores do Fluminense não podem querer tapar o sol com a peneira, porque o time é ruim e não vai chegar a lugar nenhum***É melhor mesmo que seja eliminado para cuidar do Brasileiro, porque os de baixo estão vencendo e chegando, enquanto o Tricolor estacionou nos 40 pontos****O Imperatriz vai abrir o Campeonato Maranhense pelo segundo ano consecutivo***Sinal de prestígio da atual diretoria e da torcida cavalina, que sempre deu ao clube a liderança em arrecadações no certame estadual***Não vi o presidente Antonio Américo no Congresso Técnico do Conselho Arbitral***Quem comandou o evento foi o vice-presidente de competições, conhecido antigamente por diretor técnico, Hans Nina***Depois Antonio Américo se queixa das críticas***Mas, mais uma vez, nada fez para que o Campeonato Maranhense tenha melhor rentabilidade para os clubes***Tudo na mesma em termos financeiros, ou seja, os clubes mais uma vez vão pagar para jogar***Que os clubes fiquem de olho nas transmissões ao vivo da TV, que não paga direito de imagem para ninguém***O Imperatriz não vai enfrentar nenhum dos grandes em casa no Campeonato Maranhense de 2019***Pelo menos é o que está no esboço da tabela inicialmente divulgada***Joga contra o Sampaio na segunda rodada dia 23 e depois retorna para jogar contra o Moto, dia 30.