Jogos de hoje

Campeonato Brasileiro Série B – 15ª rodada
18h – Londrina x Avaí – Estádio do Café
20h30 – Paysandu x Vila Nova-GO – Curuzu

Domingo
A CBF definiu data e horário do jogo Imperatriz x Treze de Campina Grande, pela semifinal do Campeonato Brasileiro Série D. Será neste domingo, dia 15, às 17 horas, no Frei Epifânio. O jogo de volta será no dia 23 de julho, segunda-feira, no Presidente Vargas, em Campina Grande, com início marcado para as 21h15, com transmissão pela TV. Aliás, os dois jogos serão com TV.

Confronto
Essa será a primeira vez que Cavalo de Aço e Galo da Borborema vão se enfrentar na história dos dois clubes. Em 2016, o Imperatriz jogou contra o Campinense, que também é de Campina Grande, pela Copa do Nordeste. O Cavalo de Aço perdeu os dois jogos e foi eliminado logo na primeira fase. O Campinense chegou até às oitavas de final da série D desse ano, mas foi eliminado pelo Ferroviário do Ceará.

Marcelinho Paraíba
A grande atração do Treze é o atacante Marcelinho Paraíba, que ajudou o Galo da Borborema se classificar para a Série C. Nascido em 17 de maio de 1975, Marcelinho Paraíba defendeu o Olympique de Marselha (França), Hertha Berlim (Alemanha) Santos, Rio Branco, São Paulo (SP), Paraguaçuense (SP) e Grêmio (RS). Mas sua história no futebol começou no Campinense, onde foi revelado nas categorias de base. Marcelinho, que teve um AVC no ano passado, vem jogando normalmente sem nenhuma seqüela, e com 43 anos. Realmente uma lenda, com uma bagagem dessa.

Festa
Depois da carreata, o time do Imperatriz foi descansar e festa agora só depois dos jogos da semifinal e final. A conquista do título do Campeonato Brasileiro Série D é a última meta do Imperatriz nesta temporada. A primeira foi o acesso à Série C e isso aconteceu domingo passado, em Manaus. Agora é o título. O time se reapresentou ontem e começou a treinar para a partida. Michael e Cloves, dois titulares absolutos, estão fora da partida porque vão cumprir automática. Anderson e Sousa Tibiri são os substitutos.

Líder?
Muita gente, inclusive eu, esperava mais do Neymar nesta Copa do Mundo, mesmo ele tendo se contundido meses antes e ter de ficar parado por 90 dias, depois de uma cirurgia por fratura em um dos dedos do pé direito. Tenho Neymar como um craque, um jogador acima da média, comparado a Messi e Cristiano Ronaldo. Agora líder da seleção, como apregoam, não concordo. Jamais Neymar será um líder na seleção. Líder tem de ter seriedade com tudo o que faz e o mundo do Neymar fora de campo é outro. Pelo menos por agora, porque ainda é jovem, ele não será líder na seleção. Líderes são Miranda, Marcelo, Thiago Silva, aí sim.

CURTINHAS

Vi o ex-jogador Neto e atual comentarista de futebol, falar um monte de abrobinhas dia desses***Mas em uma coisa eu concordei com ele: Alisson não é goleiro de seleção brasileira***Quando foi exigido na Copa, deixou a bola passar***É um goleiro sem confiança***Em 1970, o goleiro Félix era o pior entre os três convocados***Os outros foram Leão e Ado, jovens na ocasião, que não tiveram a confiança de Zagallo, que preferiu escalar Félix, na época goleiro do Fluminense***Acho que o goleiro titular da seleção deveria ter sido Cássio***Para mim, esse Ederson também foi invenção de Tite, que deixou no Brasil: Victor, Vanderlei, Fábio, Marcelo  Grohe, entre outros grandes goleiros que atuam no Brasil***Dia desses eu disse aqui na coluna, que não gostaria que os árbitros da final fossem brasileiros***Isso porque sendo assim, o Brasil estaria fora***Mas infelizmente, a final será comandada por Sandro Meira Ricci, e os assistentes também todos do Brasil***De qualquer maneira, muito bom porque é o reconhecimento da arbitragem brasileira*** Sandro Ricci vai se juntar a Arnaldo César Coelho, que apitou a final de 1982, entre Alemanha e Itália, vitória da Itália por 3 a 1, e Romualdo Arppi Filho, final de 1986 entre Argentina e Alemanha, vitória da Argentina por 3 a 2***Não queríamos que fosse assim, mas desejamos boa sorte a Meira Ricci***Por falar em arbitros, já foram definidos os que vão apitar Imperatriz x Treze e ao contrário das duas últimas fases, não são FIFA***Vá entender a CBF***Trio baiano, Jailson Macedo Freitas é o central; Elicarlos Franco de Oliveira e José Carlos Oliveira dos Santos, os assistentes***O maranhense José Henrique de Azevedo Júnior é o 4° árbitro.