Jogos de hoje

Copa Libertadores – 1ª fase – 5ª rodada
21h45 – Flamengo x Emelec – Maracanã
21h45 – Boca Juniors x Alianza Lima – La Bombonera
21h45 – Palmeiras x Junior Barranquilla –Arena Palmeiras

Copa do Brasil – oitavas de final – ida
21h45 – Atlético-PR x Cruzeiro – Arena da Baixada

Copa do Brasil – oitavas de final – volta 
19h30 – Chapecoense x Atlético-MG – Arena Condá

Copa do Nordeste – quartas de final – jogo de ida
19h15 – Sampaio Corrêa x Vitória – Castelão

Copa Verde – final – jogo de volta
21h30 – Paysandu x Atlético-ES – Mangueirão

Aumentou
A média de idade da seleção para o Mundial da Rússia é de 28 anos, mais alta na comparação com 2014. Mas existe um elo entre as seleções de Tite e Felipão: a baixa quantidade de jogadores com experiência em outras copas, apenas seis. Thiago Silva, Marcelo, Fernandinho, Paulinho, William e Neymar são os que chegaram à edição de 2018 com rodagem anterior na competição. Fernandinho, Miranda e Thiago Silva, todos com 33 anos, são os mais velhos do grupo formado nessa segunda-feira. Gabriel Jesus, com 21, é o mais jovem.

Baixa
Já não é de agora que a representatividade de clubes brasileiros na seleção é quase zero. Agora, por exemplo, apenas três foram convocados. De clubes brasileiros convocados, apenas Geromel (Grêmio), Cássio e Fagner (Corinthians). A questão é que os melhores jogadores brasileiros atuam em grandes clubes da Europa. Antigamente, os clubes conseguiam segurar os seus craques, como Pelé e Tostão, que passaram o maior tempo da carreira deles no Santos e Cruzeiro. Pelé saiu para o Cosmos quando já estava em final de carreira e impulsionou o futebol nos Estados Unidos.

Falam por falar
As pessoas costumam criticar sem conhecimento de causa. Já li muita baboseira nas redes sociais sobre a convocação da seleção brasileira. A maioria legislando em causa própria, questionando esse ou aquele jogador, mas pela questão clubística. Quem está criticando sem conhecimento de causa esqueceu que foi essa mesma seleção a melhor das Eliminatórias Sul-Americanas e que, depois que Tite assumiu, não perdeu nenhum jogo das eliminatórias. E os melhores estão mesmo na Europa, não adianta ficar contestando isso, porque os grandes clubes brasileiros estão quase todos devendo os tubos e não conseguem segurar os seus craques.

Mesmo time
O técnico Marcinho Guerreiro não vai mudar o time para a partida do próximo sábado, às 19 horas, no Frei Epifânio, contra o Belo Jardim, em relação ao que iniciou a partida contra o Guarani de Juazeiro. Salvo problemas de última hora, Marcinho não costuma mudar a cada partida e só faz se um titular tiver algum problema de lesão ou cartão amarelo. Pelo que estou sabendo, o Imperatriz não tem nenhum desses problemas e todos os jogadores estão em condições de jogo.

Time
O time treinou ontem em dois períodos, sendo pela manhã no CT do Marília e à tarde no Frei Epifânio. Hoje, treino somente à tarde, até porque tem de ser devagar devido às lesões. O risco é muito grande de contusão durante os treinos, ainda mais agora que está na reta final da primeira fase da Série D e o Imperatriz está muito bem, obrigado.

CURTINHAS

O grande teste do novo treinador do Sampaio Corrêa, Roberto Fonseca, é hoje, na partida contra o Vitória, pelas quartas de final da Copa do Nordeste, jogo de ida****Um adversário que merece respeito, mas o Sampaio se preparou para buscar a vitória, para sair com vantagem para a partida de vola, na próxima semana*****O tal de Breno, diretor do Botafogo da Paraíba, é cara de pau todo******Sujeito perigoso que não pode escapar da lei e tem de responder pelo que fez*****Parece que esse pessoal não vê televisão, não lê jornal, não escuta rádio e não olha as redes sociais; o pau tá cantando, tem até ex-presidente da Republica preso e continuam praticando atos de corrupção*****Tudo um monte de irresponsável que estão denegrindo a imagem do futebol do nordeste; tem de passar uns dias na cadeia para aprender******Imperatriz x Belo Jardim será sábado, às 19 horas, no Frei Epifânio******A partir de hoje, os ingressos já estarão à venda*******O Imperatriz pode sacramentar sua passagem para a segunda fase do Brasileiro D caso vença o Belo Jardim.