Regra
O Campeonato Maranhense sempre foi seletivo para as competições em nível nacional e regional. E sempre o futebol maranhense teve duas vagas para a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Brasileiro Série D. Pois agora a FMF, sim ela, a madrasta dos clubes profissionais do Maranhão, resolveu mudar a regra, principalmente no que se refere à Copa do Nordeste e Série D. Agora, só o campeão entra direto nessas competições. O vice terá de disputar um torneio. Este ano, será disputado o Campeonato Estadual Sub-23 e o campeão estará na Série D de 2019. Mas aí dizem que foram os próprios clubes que aprovaram. Sim, mas é porque a mudança da regra foi questionada pela FMF.

Clubes
A FMF diz que foram os clubes que pediram, porque a maioria fica sem atividade no resto do ano. Mas, pelo andar da carruagem, devido aos problemas financeiros, das oito equipes que disputam o Campeonato Maranhense, olhe lá se tiver quatro no Campeonato Sub-23. Tem equipes que já foram desmanchadas, como Bacabal, Santa Quitéria, São José, Maranhão, só para exemplo. Esse torneio será, na verdade, uma grande furada. Oxalá a coluna esteja errada.

Futebol feminino
A Copa América de Futebol Feminino começou ontem e o Brasil pegou de cara a Argentina. O resultado, até o fechamento dessa edição, ainda não era do conhecimento da coluna. O Brasil volta a jogar pela competição amanhã, contra o Equador, às 19 horas; dia 11, quarta-feira, contra a Venezuela, e fecha a primeira fase contra a Bolívia, dia 13. A novidade na seleção brasileira é a volta da meia Formiga, que atendeu pedido do técnico Vadão. Formiga está com 40 anos.

Fora
Por falar em futebol feminino, o Campeonato Brasileiro Série A1, que corresponde à série A, começa dia 25 de abril e será disputado por 20 equipes. O Maranhão, que há dois anos tinha duas grandes forças do futebol feminino, JV Lideral e Viana, não vai disputar sequer a série B. O Pará será representado pelo Pinheirense. A primeira rodada do Brasileiro Feminino série A tem os jogos Sport x São José, Corinthians x São Francisco-BA, Pinheirense-PA x Ferroviária-SP, Kinderman-SC x Iranduba-AM, Ponte Preta x Vitória, Audax x Foz Cataratas, Portuguesa-SP x Rio Preto, Santos x Flamengo.

Lanternas
Com o empate sem gols na quarta-feira, Cruzeiro e Vasco são os lanternas do grupo 5 da Libertadores. Os times já haviam perdido os seus jogos de estreia. Ambos têm apenas 1 ponto ganho.  Racing e Universidad de Chile são os líderes, com 4 pontos cada. Ainda há tempo de recuperação, mas a situação está ficando difícil e os dois brasileiros correm um sério risco de serem eliminados ainda na primeira fase.

CURTINHAS

Realmente, dirigentes de federações gostam de inventar, porque não são eles que metem as mãos no bolso para gastar//////////Eles só arrecadam/////////Os borderôs estão aí mesmo para não deixar a coluna mentir, onde são descontados valores exorbitantes//////Na Liga dos Campeões da Europa, o futebol mais rico do mundo, não tem os árbitros vigias, como diz o comentarista de arbitragem Arnaldo César Coelho, nem a figura do quinto árbitro///////////No futebol maranhense, tem//////Ontem foram escalados sete árbitros no jogo Moto x Imperatriz//////////Os normais, o trio e o quarto árbitro, o quinto árbitro e mais dois adicionais, os chamados vigias, que às vezes não vigiam nada////Aqui em Imperatriz, no jogo de volta da semifinal, foram escalados vigias e, com certeza, serão novamente escalados na decisão de domingo.