Empate
Muita gente dizendo que o empate (2 a 2) do Imperatriz com o Moto foi ruim para o Cavalo de Aço. Eu não analiso assim. Acho que o resultado foi excelente, porque, afinal de contas, o mais querido não jogou com qualquer um, o jogo foi contra o Moto, um dos grandes do futebol maranhense. Aliás, todos os três jogos até agora realizados pela primeira rodada terminaram empatados. O São José empatou com o MAC por 2 a 2 e Cordino e Santa Quitéria ficaram em 1 a 1. Hoje, fechando a primeira rodada, jogam Sampaio e Bacabal. O BEC é o próximo adversário do Imperatriz, no próximo sábado.

Polêmica
Como não poderia deixar de ser quando acontece um grande clássico, o jogo entre Imperatriz e Moto acabou em polêmica. O gol de empate do ‘Papão’ quem confirmou foi o árbitro Mayron Frederico, já que o assistente não correu para o meio de campo, como é de praxe. De onde eu estava não dava para ver se realmente a bola entrou. O outro lance, que achei que foi gol, foi o chute do meia Balão Marabá, que tocou o travessão. Para alguns, a bola ultrapassou a linha do gol; para outros, não. Para mim, a bola foi gol, mas o bandeira não confirmou. Paciência!

Análise
O time do Imperatriz jogou muito bem, embora nos minutos finais tenha sentido cansaço. Mas fez uma excelente partida e colocou em prática o que o treinador Paulinho Kobayahsi treinou durante toda a pré-temporada. Jogadores que se destacaram: o goleiro Jean, o zagueiro Michael, esse Balão Marabá, um volante de primeira qualidade, jogador de série A, o meia Thainan, enfim, todo o time foi muito bem e tem tudo para chegar ao tricampeonato. Gostei muito do time do Cavalo de Aço. O grande destaque do jogo, entretanto, mesmo tendo cometido a penalidade máxima, foi o zagueiro André Penalva, autor dos gols do Cavalo de Aço.

Público
Não vi o anúncio de público e renda, mas cerca de 3 mil pessoas estiveram no Frei Epifânio, sábado passado. Na verdade, jamais tinha sido registrado um público como o de sábado em início de uma competição em Imperatriz. O torcedor ainda está cabreiro, mas aos poucos, com certeza, vai voltar a encher o Frei Epifânio, que está em excelentes condições, total segurança, gramado ímpar e organização da diretoria. Tudo funcionou a contento devido à organização.

Diferenciado
No jogo Imperatriz x Moto, que abriu o Campeonato Maranhense de 2018, tudo foi diferenciado. Tanto isso é verdade que o presidente da Federação Maranhense de Futebol - FMF, Antonio Américo Gonçalves Lobato, veio assistir à partida e ainda juntou a imprensa esportiva em um almoço no Cabana do Sol. Antonio Américo foi cobrado pela imprensa para que descentralize as competições de divisões de base no estado, que fica restrito a São Luís. Ele disse que vai estudar a situação e prometeu dar uma resposta em breve. Eu dei a ideia de regionalizar as competições e para a reta final, reunir os campeões regionais na disputa do título.

Brigas
Brigas entre torcidas não levam a lugar nenhum e isso já está provado. Sábado, torcedores de Imperatriz e Moto entraram em confronto. Disseram-me que um torcedor do Imperatriz chegava ao estádio portando uma bandeira e teria sido atacado por torcedores do Moto. Outros torcedores do Imperatriz correram para socorrer o companheiro e houve confronto. Isso fora do estádio. No interior do estádio, aconteceu novo confronto. Só um aviso: o único prejudicado com isso tudo é o Imperatriz. Portanto, contenham-se.

CURTINHAS
A primeira impressão é a que fica///////////Gostei muito do time do Imperatriz, que reagiu bem, saiu perdendo, virou e sofreu o empate em um lance polêmico, cujo gol foi marcado pelo árbitro, já que o assistente não correu para o meio de campo/////////O time reapresentou na manhã de ontem e fez academia; à tarde, treinou com bola///////////O que achei estranho foi que o Imperatriz não tem um atacante que joga pelos lados do campo/////////Chicão é de área e esse Kaká joga mais pelo meio, vindo de trás////////O ideal, porque jogou em casa, seria a vitória, mas empatou com o Moto e isso dispensa maiores comentários/////////O Cavalo de Aço continua com a sua sina de levar gols já nos minutos finais do jogo/////////Isso é um carma antigo, que convive com o Imperatriz há algum tempo//////////Eu acho que torcedor de pijama não pode reclamar do time, como observei muitos nas redes sociais////////A entrada de torcedores foi muito bem disciplinada com a grande segurança que teve no estádio///////////Foi muito bom a gente ver a nova etapa do projeto ‘Torcida Cidadã’, desenvolvida pela prefeitura municipal, com total apoio da secretária Greicy Lindoso///////////Os jogadores gostam disso, a gente percebe a satisfação deles em dar as mãos aos meninos e até levar no colo os mais bebês////////Nossa imprensa esportiva sempre ativa e dando show nas transmissões/////Todos com suas respectivas audiências////////Estamos todos de parabéns//////////O presidente da FMF, Antonio Américo, me confirmou que Cordino x Náutico, pela Copa do Brasil, será no Castelão, em São Luís.