Dois vices
Ao empatar por 1 a 1 com o Independiente, na noite de quarta-feira, o Flamengo amargou o vice-campeonato da Copa Sul-Americana, o segundo em 2017. O Rubro-Negro já tinha perdido o título da Copa do Brasil para o Cruzeiro, sendo vice-campeão. Além disso, mesmo tendo se classificado para a Libertadores, pelo time que tem, a campanha do Brasileirão foi considerada irregular. Mas a principal decepção do Flamengo em 2017 foi a eliminação da Libertadores, ainda na primeira fase. Esperava-se mais de um time que fez um investimento alto, mas quando chegaram as decisões, teve de lançar mão de jovens da base. Para os analistas, o Flamengo vive um cenário de incertezas para 2018.
Em Avellaneda
Na verdade, o Flamengo perdeu o título da Copa Sul-Americana em Avellaneda. Saiu na frente e, ao invés de manter a pegada com o time no ataque, recuou e permitiu que o Independiente empatasse e virasse para 2 a 1. Algumas peças do Flamengo, que custaram caro, como Diego e Everton Ribeiro, não estão correspondendo. Os garotos, como Paquetá, Vizeu, Lincolin e Vinicius, jogam, mas na hora de decidir pesa, não têm a mesma tranquilidade de um Guerrero. O Everton voltou de contusão e demonstrou falta de ritmo. Agora é pensar no planejamento para 2018, pois 2017 já era na Gávea, só o Carioquinha como título. Muito pouco pelo investimento feito.
Vândalos
Essa questão de violência de torcidas no Brasil precisa acabar de vez. Eu diria que esses vândalos não são torcedores, mas sim pessoas que foram ao Maracanã e ao hotel onde estavam os argentinos para denegrir mais ainda a imagem de violência que vive o Brasil. Torcedor, na acepção da palavra, é aquele que sabe ganhar e, principalmente, perder. O futebol tem três contingências: vitória, empate e derrota. Ficou feio e o Flamengo pode ser punido pela Conmebol, por conta de maus torcedores ou bandidos trasvestidos de torcedores que não merecem consideração.
Decisão
Mas o futebol brasileiro tem mais uma decisão. No sábado, o Grêmio vai decidir o Mundial de Clubes contra o Real Madrid. Aí, para nós brasileiros, a bola só voltará a rolar na Copa São Paulo Júnior, que começa em janeiro. Em seguida, tem a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e os estaduais, que em função da Copa do Mundo, tiveram os calendários antecipados. Por aqui, dia 4 de janeiro, tem a partida de ida da pré-Copa do Nordeste, entre Cordino e Treze de Campina Grande, no Frei Epifânio.
Teste
O primeiro adversário do Imperatriz no Campeonato Maranhense de 2018, o Moto, fará o seu primeiro jogo-treino contra o time do Pinheiro, que vai disputar a Copa São Paulo Júnior, no próximo domingo, no estádio Costa Rodrigues. Lá, toda a imprensa sabe o dia e a hora do que vai acontecer com os principais clubes. Diferente daqui que até a marcação da data de um simples amistoso tem um prazo interminável e antes precisa falar até com o Papa Francisco.
CURTINHAS
Eu havia prometido a mim mesmo que não voltaria a falar da data do amistoso do Imperatriz///////////////Mas voltei esse assunto à baila, porque o torcedor precisa se programar para ir assisti-lo////////Marcando em cima da hora, fica difícil/////Vários, através de redes sociais, deram razão ao que foi dito ontem//////Mas, a partir de hoje, definitivamente coloco um ponto final nesse assunto/////////////E o mais querido continua treinando fisicamente, mesmo debaixo de muita chuva/////////Com a chegada do treinador Paulinho Kobayashi, marcada para domingo, o time vai realizar treinos táticos e coletivos e logicamente será iniciada a definição da onzena titular///////////////O que os bandidos travestidos de torcedores do Flamengo fizeram não tem perdão///////////A polícia precisa buscar os culpados e colocá-los atrás das grades, que só assim isso pode ser corrigido//////////////E o Flamengo pode pagar o pato, porque a Conmebol já está de olho e com certeza vai cobrar responsabilidades/////////////O que Alex Escobar fez no Globo Esporte de ontem, ao mostrar cenas de um jogo que não teve, entre Atlético Nacional e Chapecoense, que seria a decisão da Sul-Americana de 2017, tocou muito para quem tem sentimento///////////////Aos bandidos travestidos de torcedores do Flamengo, com certeza não.
Comentários