Campeão da América
Um clube brasileiro voltou a conquistar a Libertadores depois de alguns anos sem sequer chegar à final. O Grêmio conquistou o seu terceiro título do torneio continental. Com a conquista, o Grêmio vai disputar o Mundial de Clubes, que começa dia 14 de dezembro, e com possibilidades de trazer o título para o Brasil, para completar o excelente ano do futebol brasileiro em se falando de competições internacionais, já que a seleção brasileira foi a primeira a se classificar para a Copa do Mundo da Rússia e com três rodadas de antecedência.

Treinador
A conquista do Grêmio consagrou também o treinador Renato Gaúcho, que conquistou a Libertadores como jogador e como treinador. Renato Gaúcho passou raspando quando era técnico do Fluminense, pois chegou à final do torneio em 2008. Na decisão, o Fluminense perdeu para o LDU nos pênaltis.

Detalhes
As pessoas costumam dizer que detalhes é com Roberto Carlos, mas tem coisas que precisam mesmo de muitos detalhes para que tudo funcione bem. Isso está acontecendo atualmente no Novo Cavalo de Aço, que vem sendo administrado com vários detalhes para que tenha início, meio e fim. Tudo que começa organizado a tendência é que termine também do mesmo jeito. Na coletiva de ontem, tudo foi explicado ponto por ponto, pela diretoria, principalmente na questão da pré-temporada em Itinga do Maranhão, onde o time vai passar 15 dias a partir do dia 7 de dezembro.

Virou G-8
A conquista da Libertadores pelo Grêmio abre mais uma vaga para brasileiros irem à competição continental em 2018. Como atual campeão, o Tricolor Gaúcho, atualmente na terceira posição do Brasileiro, cede classificação para outra equipe. O G-6, que já havia virado G-7, por conta do título do Cruzeiro na Copa do Brasil, agora vira G-8. O sexto colocado do Brasileirão também passa a ter vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2018. Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras e Santos já estão garantidos. Sétimo e oitavo disputam as duas fases prévias. Hoje, Flamengo (6º), Vasco (7º) e Botafogo (8º) seriam os qualificados.

Final
A final do Campeonato Imperatrizense da primeira divisão está confirmadíssima para este sábado, às 18h30, no Frei Epifânio. Como disse o presidente Luiz Gonzaga, o calendário do futebol imperatrizense de 2018 será fechado com chave de ouro. A final inédita será entre Imperatriz e Flamengo. Antes, haverá um jogo pelo torneio sub-23.

Superjogo
Está sendo anunciado para a próxima semana um superjogo no Frei Epifânio, que vai reunir um time da prefeitura, comandado pelo prefeito Assis Ramos, e um outro que está sendo mantido em sigilo. Um superjogo, como forma de confraternização do futebol, já que hoje inicia o último mês do ano e nada melhor do que o encerramento de uma jornada esportiva com um jogo de futebol.

Psicológico
O goleiro Rodrigo Ramos, que já defendeu os quatro principais clubes do Maranhão, Imperatriz, Sampaio, Moto e MAC, disse tudo quando comentou sobre o goleiro do Flamengo, Muralha. Rodrigo disse que o problema do goleiro é psicológico. “Você olha na fisionomia dele e vê que psicologicamente está arrasado, porque o caso teve muita repercussão. E o pior de tudo é que me parece que ele se entregou”, disse Rodrigo Ramos.

CURTINHAS
A torcida do Cavalo de Aço vive a expectativa do anúncio do plantel para a temporada de 2018/////////Alguns nomes já foram ventilados, mas o vice-presidente Rodrigo Oliveira manteve a palavra de que os nomes dos contratados somente serão divulgados no próximo dia 6 de dezembro/////////Mas a partir de ontem, quando os jogadores começaram a chegar, nomes serão vazados, até porque a mídia está atenta para informar aos torcedores, através de jornais, blogs, rádios, colunas, enfim em todas as redes sociais////////Acho até que até o dia 6 a torcida já vai estar sabendo quem é quem como jogador do Imperatriz para a temporada de 2018////////Dizem que cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém/////////O Rodrigo informou à coluna que o elenco só será anunciado depois dos exames médicos, pois quem tiver qualquer lesão crônica não vai ficar////////São aqueles jogadores que nos meios do futebol são chamados de ‘bichados’//////////Este ano teve um assim, o Lacraia, que chegou lesionado e pouco jogou, ficou no come e dorme praticamente durante toda a temporada.