Jogos de hoje

Campeonato Brasileiro Série A – 35ª rodada
16h00 – Ponte Preta x Atlético-PR – Moisés Lucarelli
18h30 – Cruzeiro x Avaí – Mineirão
18h30 – Grêmio x São Paulo – Arena do Grêmio
20h45 – Corinthians x Fluminense – Arena Corinthians
20h45 – Vasco x Atlético-MG – São Januário

Título
Se Santos e Grêmio não vencerem os seus jogos pela 35ª rodada e o Corinthians ganhar hoje do Fluminense, o Brasileirão acaba hoje, porque o Timão será o campeão. Mas tem a história do ‘se’, que às vezes não funciona e pode acontecer hoje, quem sabe, o Fluminense vencer no Itaquerão. É evidente que é uma missão difícil, mas não impossível. Se o Corinthians for o campeão hoje, fez por onde, pois lidera o Brasileirão desde a 5ª rodada.

Invenção
Olha só o que inventaram na FMF. As vagas para a Copa do Nordeste serão distribuídas para o campeão maranhense da Série A (este entra direto na fase de grupos) e para o clube melhor colocado no ranking da CBF, que no caso é o Sampaio Corrêa (esta vaga será para a fase de pré-Copa do Nordeste). Se o Sampaio Corrêa for o campeão maranhense de 2018, o segundo clube melhor colocado no ranking da CBF (Moto Club) garante vaga na fase de pré-Copa do Nordeste. Ou seja, o Campeonato Maranhense de Futebol Série A garante apenas uma vaga na Copa do Nordeste. A outra vaga será concedida pela CBF para o melhor rankiado. Isso foi invenção da FMF para proteger os considerados grandes. Essa história de ranking não existe mais desde o Estatuto do Torcedor. E tenho certeza que a CBF não está por trás disso.

Tri
Citei outro dia que qualquer que seja a final do Campeonato Imperatrizense Série A, seria uma final inédita. E realmente será, porque se ficar Imperatriz e Flamengo ou Imperatriz e Servilha, será uma final inédita. A ressalva, porém, no caso de Imperatriz e Flamengo é que as duas equipes já foram finalistas. O Imperatriz foi finalista em 1990 e 1993, conquistando os dois títulos. Já o Flamengo foi finalista em 2015, disputou e perdeu para o Botafogo. Já o Servilha, se for o finalista, será a primeira vez na história.

Na bronca
Dirigentes do Moto ficaram na bronca com o ex-treinador do clube, Leston Júnior, que disparou contra a diretoria, alegando que o problema financeiro foi a causa do time não ter se deslanchado com ele. Até admito a bronca, mas todos nós sabemos que os clubes de futebol profissional do Maranhão sofrem com esse problema financeiro. Não sei todo o conteúdo das palavras de Leston Júnior, ou se ele se protegeu para justificar a péssima fase do Moto em sua gestão como treinador, mas que o principal problema dos clubes maranhenses é financeiro, disse não se tem dúvida e pode ter sido esse o problema com Leston Júnior e com o próprio Ruy Scarpino. Jogador ficar três e até quatro meses sem receber salários ou até sem receber não tem como trabalhar bem.

Dificuldade
Um exemplo disso temos aqui no Imperatriz, que tem várias ações na Justiça do Trabalho por falta de pagamento de salários a treinadores, jogadores, preparadores fisios e outros profissionais. Com certeza, não vai acontecer isso com a atual diretoria, que está buscando, senão a perfeição, como gestora do Imperatriz, mas pelo menos 90%, o que já é excelente. Definiram um teto e o jogador terá a certeza de que no quinto dia útil de cada mês vai receber o seu suado dinheirinho.

CURTINHAS
A seleção brasileira encerrou ontem, contra a Inglaterra, o ciclo de jogos, contando com as eliminatórias e amistosos, em 2017///////Em 2018, fará outros amistosos visando a Copa do Mundo, um deles contra a Alemanha, de episódio recente que não vale a pena lembrar/////////Disseram-me que hoje iniciaria o torneio sub-23, mas ontem, ao meio dia, o Japão me disse que nenhuma equipe das seis que vão disputar a competição tinha regularizado jogadores/////////////A Itália não ficava fora de uma Copa do Mundo desde 1958//////////////Mas foi a única vez na história que o fracasso foi comandado por um único treinador/////////Decepcionado, o presidente da Federação Italiana, Carlo Tavecchio, convocou reunião de emergência e vai demitir o treinador//////////O goleiro Gianluigi Buffon, titular da Itália no empate sem gols contra a Suécia que tirou a Azzurra da Copa do Mundo de 2018, perdeu a oportunidade de se tornar o único jogador a disputar seis mundiais, e seguirá empatado com cinco participações com o meia alemão Lothar Matthäus e o goleiro mexicano Antonio Carbajal///////////Depois do jogo dessa segunda-feira no Estádio Giuseppe Meazza, Buffon foi às lágrimas e pouco quis falar sobre a eliminação da Itália.