Jogos de hoje

Eliminatórias Sul-Americanas Copa 2018 – 17ª rodada
17h00 – Bolívia x Brasil – Hernando Siles – La Paz
18h00 – Venezuela x Uruguai – Pueblo Nuevo – San Cristóbal 
20h30 – Colômbia x Paraguai – Metropolitano Barranquilla 
20h30 – Chile x Equador – Monumental de Santiago 
20h30 – Argentina x Peru – La Bombonera – Buenos Aires

Penúltima rodada
As atenções do mundo do futebol estão voltadas, nessa quinta-feira, para a 17ª e penúltima rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da Rússia em 2018. O Brasil, líder absoluto e já classificado, encara a Bolívia em La Paz e deve consolidar ainda mais a sua supremacia na América do Sul, embora falem muito que a tal altitude de 3.600 metros acima do nível do mar pode atrapalhar. Nenhuma equipe pode chegar ao mesmo número de pontos da seleção brasileira, que tem 37. O Uruguai que é o segundo colocado, tem 27 pontos, 10 a menos do que o Brasil e tem apenas duas rodadas para terminar as eliminatórias. A seleção brasileira está absoluta. 

Outras vagas
Uruguai, com 27 pontos; Colômbia, com 26; Peru e Argentina com 24; e Chile, com 23, correm atrás das outras vagas para a Copa do Mundo da Rússia. Paraguai, com 21, e Equador, com 20, têm chances remotas. Já Bolívia e Venezuela, sem nenhuma chance. Já estão fora da Copa. No momento, os quatro sul-americanos que estariam na Copa são: Brasil, Uruguai, Colômbia e Peru. A Argentina, disputaria a repescagem. Mas ainda faltam duas rodadas para que tudo seja definido. Por enquanto, só o Brasil já carimbou o seu passaporte para a Rússia.

Batente
Focado na partida de volta pela semifinal do Campeonato Brasileiro Série C, o time do Sampaio não teve folga. Do Aeroporto Cunha Machado, quando do retorno da capital cearense, onde perdeu para o Fortaleza por 1 a 0, na primeira partida da semifinal, foi direto para o CT José Carlos Macieira, onde houve treino físico para os que jogaram os 90 minutos e com bola e campo reduzido para os que não foram relacionados e para os que entraram no decorrer da partida. Ontem todos participaram do treino. O meia Fernando Sobral, decisivo em jogos do Sampaio, recebeu o terceiro cartão amarelo e não joga sábado.

Reunião
A Federação Maranhense de Futebol (FMF) convocou os clubes que irão participar do Campeonato Maranhense Série A de 2018 para a Reunião Preparatória nesta quinta-feira (5), às 16 horas, no Auditório da entidade. A iniciativa foi tomada pelo Departamento de Competições (DCO-FMF), por conta do Calendário do Futebol Brasileiro 2018, divulgado pela CBF na última semana, e a antecipação dos campeonatos estaduais, que vão iniciar no dia 17/01/2018, em virtude da Copa do Mundo. A reunião terá como pauta a elaboração do Regulamento, a definição de fórmula de disputa e outros assuntos relacionados ao torneio.

Auditoria
A auditoria nas contas do Imperatriz, prometida pelo presidente Adauto Carvalho, está em pleno andamento. Como o presidente disse, essa auditoria não é para que alguém seja responsabilizado, mas apenas para que a nova diretoria possa ter uma base de como se encontra essa situação. A maioria dos presidentes que passaram deixaram dívidas, principalmente com jogadores e comissão técnica. Agora mesmo, jogadores e membros da comissão técnica deste ano nos mandam mensagens dizendo que a diretoria passada ainda não pagou os salários atrasados.

CURTINHAS
Realmente, a CBF antecipou o início dos estaduais devido à Copa do Mundo////////////As competições estaduais poderão ser realizadas dentro de 18 datas compreendidas entre os dias 17 de janeiro a 8 de abril//////////////////O Brasileirão A e B iniciarão em abril///////////////O Brasileirão A, dia 15 de abril e o B, dia 14 com 38 datas para serem realizados////////////////As competições em nível nacional serão paralisadas de 15/06 a 31/07/18, datas em que serão realizados os jogos da Copa do Mundo/////////////Na seleção brasileira, três das novidades para encarar a Bolívia, na quinta-feira, e terça-feira contra o Chile, reservam uma peculiaridade: o lateral direito Danilo, o meia Fred e o atacante Diego Tardelli foram pilares de parte do trabalho do antecessor Dunga e retornam ao grupo depois de um período relativamente longo de afastamento//////////////////Brasil e Bolívia já se enfrentaram 28 vezes/////////////////O retrospecto é totalmente favorável ao Brasil, com 20 vitórias, 5 derrotas, 3 empates//////////O Brasil marcou 96 gols contra 25 da Bolívia////////////////Frase do futebol de hoje: “O que eu achei do jogo? Eu não achei nada, mas o negão ali achou um cordão de ouro no gramado” (frase atribuída a Josimar, ex-lateral do Botafogo e da Seleção Brasileira).